A Explorer Investments investiu €1,5M na Smarkio, uma tecnologia e serviço de marketing que ajuda as empresas a integrar e optimizar o funil de conversão e vendas.
O investimento foi feito através do fundo Fundo Revitalizar Norte (FRN) e foi anunciado na passada quinta-feira.
A Smarkio é parte do grupo ao qual pertence Adclick, a empresa que gere websites e redes sociais em todo o mundo e que teve um volume de faturação de cerca de €6,5M no ano passado.
Presente em 16 países e com atuação em quatro setores – Finanças, Seguros, Educação e Entretenimento – a Adclick é um exemplo de sucesso no ecossistema de empreendedorismo da cidade do Porto.
Com sede no UPTEC, a Adclick tem agora cerca de 140 colaboradores, distribuídos em 4 empresas. Esta scaleup tem vindo a afirmar-se como parte do cenário do marketing digital em Portugal, no Brasil e em outros 11 países, desde 2007. O Grupo Impacting, ao qual pertencem a Adclick, a Beeleads e a Emailbidding, apresentou recentemente a SMARKIO como o passo seguinte na estratégia de crescimento.
A Adclick está a crescer a um ritmo impressionante. Mas como qualquer outra empresa, enfrenta desafios:
“Um dos grandes desafios é manter um espírito de empreendedorismo constante. A criação da Impacting acontece exatamente por isso. Derivou da necessidade de continuar a crescer o negócio, mas de uma forma descentralizada, fazendo spin-offs sempre que possível, de forma a manter a estrutura flexível.”
Claudio Fernandes, CEO
Em 2014 a Adclick foi reconhecida pela Deloitte como a empresa portuguesa que mais cresceu na área das tecnologias da informação. Em 2015, a empresa ficou no segundo lugar do mesmo ranking, apresentado um crescimento contínuo. De acordo com Claudio Fernandes, a ambição e o foco conduzem a estes números:
“Para além de atuarmos numa área de grande crescimento – a área digital – somos uma empresa ambiciosa e temos trabalhado para alcançar objetivos o que nos tem permitido crescer.”
E apesar do crescimento ser evidente e da internacionalização, a Adclick não pretende abandonar a cidade do Porto.
“A nosso estratégias passa por manter a sede no Porto, embora a empresa tenha para já uma outra sede regional – São Paulo, de onde serão desenvolvidos os negócios na América Latina”
Para além disso,
“A cidade do Porto pela sua pequena dimensão facilita muito o contato entre os intervenientes do ecossistema empreendedor, a Universidade e o Poder Politico. A capacidade da cidade atrair pessoas de fora é muito importante, dada a escassez de recursos técnicos. (…) O ecossistema evoluiu e hoje já conseguimos encontrar empresas criadas no Porto com uma dimensão considerável. Esta dinâmica é extremamente positiva e possibilita, através das redes criadas, acesso a mercados e investidores internacionais.”
O ScaleUp Porto é recebido com otimismo pela Adclick, que espera que “esta iniciativa nos ajude a passar para o próximo patamar de desenvolvimento, que nos ajude a consolidar as nossas redes de contatos e que projete o Grupo Impacting na cidade e para além dela.”
O objetivo é agora crescer em novos mercados. América Latina, Europa e Estados Unidos da América serão a prioridade.
Saiba mais sobre a Adclick: