skip to Main Content
Sobre A Bottlebooks E O Porto

Como recentemente anunciado, a Bottlebooks é a mais recém-chegada startup à cidade do Porto. Resultado da sinergia criada entre a Universidade do Porto e a InvestPorto, a startup alemã que se dedica à partilha de informação sobre vinhos, instalou-se no mês de março no UPTEC.Mas o que faz concretamente a Bottlebooks? David Lees, COO da startup, esclarece:

“A Bottlebooks é uma forma da indústria de vinhos trocar rapidamente informações. Automatizamos a recolha e partilhamos informações sobre vinhos. Isto permite às empresas ligadas à indústria do vinho (em particular associações, importadores e organizadores de eventos) economizarem tempo e aborrecimentos. Por outro lado, permitimos aos produtores dar uma resposta cada vez maior aos mais de 200 pedidos de informação por ano através da Bottlebooks.”

bottlebooks.jpg

Partilhando informação de vinhos de 40 países, a startup alemã conta já com uma equipa de recursos humanos portugueses, mas a ideia é continuar a crescer para dar resposta aos mais de 200 pedidos anuais de informação. A Bottlebooks trabalha com cerca de 6.300 empresas de vinho de todo o mundo, gerindo e trocando informação sobre mais de 20.000 vinhos. O talento e formação dos jovens da cidade do Porto em IT, a capacidade em comunicar em várias línguas e os programas de apoio ao investimento estrangeiro, foram alguns dos pontos que seduziram a empresa alemã a instalar-se no Porto. Mas Jonathan Harclerode, CEO da Bottlebooks, aponta mais qualidades que fizeram desta a escolha certa:

“Agora que já estamos instalados, estamos convencidos que o Porto foi mesmo a decisão correta. A combinação única de pessoas, serviços e o ambiente business-friendly do Porto, vão dar-nos uma vantagem competitiva para construir um negócio internacional de sucesso”.

Jonathan Harclerode revela que foram ponderadas outras cidades europeias, mas que a equipa da Bottlebooks acabou por ser seduzida na primeira visita à cidade. Por sua vez, a escolha da equipa não foi tarefa fácil, porém pelos melhores motivos:

“A cidade do Porto conjuga vários fatores que contribuem para uma forma de trabalho jovem e dinâmica. Tem uma forte presença na indústria portuguesa, faculdades de engenharia de topo e é também a escolha de várias startups de Silicon Valey para desenvolver os seus produtos. Selecionar os nossos primeiros colaboradores foi extremamente difícil porque tínhamos candidatos muito interessantes. Estamos muito entusiasmados com a nossa equipa que, a partir de um só local, será capaz de dar resposta a grande parte dos nossos clientes europeus no seu próprio idioma.”

Como ambições para o futuro próximo, a Bottlebooks pretende continuar a trabalhar com empresas de vinho do Porto, com vista a desenvolver uma base de influenciadores locais que liderem e testem novos produtos. A expansão para novos mercados como o da cerveja e bebidas espirituosas é outros dos objetivos da startup.