No âmbito da 5ª edição da atividade Doing Business, o ScaleUp Porto, em parceria com a UPTEC, vai promover cinco conferências online, entre os dias 27 e 30 de abril. Estas iniciativas, dedicadas às startups inscritas, são também abertas à comunidade.
Está prestes a ter início a segunda fase do Doing Business, atividade que facilita reuniões entre startups e organizações maduras de forma a promover o desenvolvimento de negócios. Neste novo capítulo, está previsto um ciclo de formações, intitulado “Road to Doing Business”, que irá consistir na realização de cinco conferências online. Estas sessões têm o objetivo de aumentar as probabilidades de sucesso das reuniões online que irão ser realizadas no próximo mês.
A primeira sessão será centrada na “Estratégia de definição de preço”, um dos maiores desafios que as startups enfrentam na hora de lançar os seus produtos e serviços inovadores. A sessão será dinamizada por Tiago Ribeiro, professor de Economia.
Segue-se uma conferência dedicada ao “Processo estratégico de vendas”, onde Angel Garrorena, consultor especializado em programas de aceleração, irá abordar a metodologia Lean Sales, apoiando o desenho do processo de vendas, as suas fases e ações, além das ferramentas necessárias para o suportar com sucesso.
A terceira conferência online ficará a cargo de convidado Daniel Pinheiro, formador na Escola de Startups do UPTEC desde 2015. Numa sessão mais restrita, o convidado irá promover vários exercícios para facilitar a comunicação de ideias no contexto digital, para aumentar a eficácia da mensagem transmitida. A sessão intitula-se “Pitch – Comunicação e Expressão”.
Na sessão “Cooperação entre Startups e Organizações Maduras”, protagonizada pela dupla Sonja Moosburger, diretora-geral da MediaMarktSaturn N3XT, e Rafael Pires, gestor do programa de experimentação IT Labs da SonaeMC(BIT) e da área de Experimentação na Associação Porto Digital, que irão focar em casos e boas práticas na cooperação entre startups e organizações maduras.
Por fim, numa sessão organizada em parceria com a Porto Business School, será abordado o tema da “Estratégia de Inovação” como método para a competitividade, numa sessão dinamizada por Rui Coutinho, Diretor do Centro para Inovação desta Escola.
Este ano, devido ao contexto criado pela crise da COVID-19, a atividade Doing Business transitou para o mundo digital. Está confirmada a presença de 34 organizações maduras, que estão disponíveis para reunir com cada uma das startups que já submeteram a sua candidatura através do website oficial desta iniciativa.