Potenciar a poupança de energia, estimulando uma competição saudável entre os utilizadores através de técnicas de gamificação é o propósito da Positive Blue.
A Positive Blue foi a empresa vencedora na categoria “Cidade Digital” do Desafios Porto 2016. Vitor Prisca, promotor da empresa, partilhou com a ScaleUp Porto que “a vontade de inovar aliada à convicção de que as aplicações do futuro serão muito diferentes e utilizadas em contextos completamente distintos dos actuais” levou à criação da Positive Blue.
A Positive Blue é uma plataforma que o cidadão pode utilizar para perceber o seu comportamento de consumo de água, gás e electricidade num só local. É possível observar a sua tendência e comparar o seu padrão de consumo com pessoas que tenham agregados familiares e casas com dimensões semelhantes.
Aqui procura-se “promover comportamentos mais adequados através desta comparação de consumos que é muitíssimo mais eficaz do que apenas fazer uma apresentação dos consumos de forma integrada.” Contudo, a plataforma não se dedica apenas ao consumidor doméstico, o objetivo passa também por focar nas empresas e inclusivamente organismos públicos como, por exemplo, escolas. Onde é possível suportar uma competição entre diversas escolas e promover um comportamento responsável na utilização dos recursos, premiando a escola que mais se empenhou na redução do consumo.
A participação no Desafios Porto veio expandir a rede de contatos e parceiros da empresa, cuja complementaridade servirá de acelerador para novas ideias e projectos. Permitiu também implementar e testar o “conceito da plataforma Game On Porto, em especial no bairro Dameão de Góis, o que ajudará na internacionalização do produto e levar o projeto mais longe.” Um dos objetivos da Positive Blue é chegar ao mercado dos consumidores digitais, através de aplicações que simplifiquem ou contribuam para a melhoria da sua qualidade de vida.
Neste momento a empresa está a desenvolver a Game On, solução vencedora do Desafios Porto. O objetivo passa por disponibilizar um conjunto de instrumentos de monitorização e interação entre os cidadãos e o Município que contribuirá para o aumento da eficiência energética através da redução dos consumos de água e electricidade.
A Positive Blue já desenvolveu e comercializou em Portugal e Angola, uma plataforma para a integração do envio de SMS com aplicações core de negócio – o SMS360° – e o B4Business, um portal empresarial colaborativo. Para a equipa os desafios são diários mas o mais importante “é atingir um patamar de rentabilidade que nos permita criar um ambiente de trabalho produtivo e recompensador a todos os níveis. Sem dúvida que o mercado é o maior desafio porque é aquele que mais pode influenciar o futuro da empresa.”
“Sentimos que fazemos parte de um grande ecossistema de inovação e acreditamos que mais tarde ou mais cedo, essa vivência e participação no Desafios Porto vai ter resultados concretos a nível do negócio e crescimento da Positive Blue.”
No futuro a equipa pretende ser reconhecida como especialista no domínio da mobilidade, gamificação e internet das coisas. “Num mundo de dados massivos em tempo real sermos capazes de identificar padrões, detectar anomalias, avaliar cenários, impactos e inferir novo conhecimento, sem comprometer a privacidade e segurança dos dados.”