A 8ª edição da Web Summit – a maior conferência tecnológica presente na Europa – decorreu em Lisboa e contou com mais de 53 mil participantes, provenientes de 150 países, e 600 oradores.
Para o ScaleUp Porto, o balanço foi extremamente positivo. O espaço dedicado à estratégia – que procura consolidar e promover o ecossistema da cidade do Porto a uma escala mundial – ouviu dezenas e dezenas de vozes, muitas delas estrangeiras, bastante interessadas na iniciativa e a fazerem questão em parabenizar o Município.
O stand ScaleUp Porto foi um dos mais procurados por empreendedores e startups, funcionando como um ponto central de ligação da comunidade, fortalecendo o posicionamento do ecossistema e destacando o Porto como uma cidade única para o desenvolvimento de novos projetos de negócio. Pelo espaço passaram o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, juntamente com o vereador da Inovação e Ambiente da Câmara do Porto, Filipe Araújo.
Integradas neste laboratório vivo de networking a Gema Digital, MOG Technologies e Impacting Digital são três scaleups da cidade do Porto que integram o ScaleUp Porto e estiveram presentes no espaço, tornando-o num meeting point para o ecossistema de empreendedorismo e inovação do Porto, posicionando o Município como um facilitador de oportunidades.
A presença na Web Summit teve como principal objetivo integrar a comunidade, fortalecendo-a e potenciar novos contactos e negócios. O intuito passa por criar uma rede e expandir a outras cidades da Europa, usando, assim, a estratégia ScaleUp for Europe como elo de ligação às restantes comunidades e ecossistemas globais. Estes são os pilares da estratégia ScaleUp Porto que assume a vontade do Porto de se afirmar como um laboratório vivo, no qual todos são convidados a ser parte ativa na criação de ecossistemas sustentáveis de empreendedorismo e inovação.
Durante o evento foi dado a conhecer a primeira edição do Guia Start & Scale, um documento que faz a ligação entre a cidade e as startups e scaleups, levando para o papel o dinamismo presente na comunidade.
A Web Summit permanecerá em Lisboa por mais duas edições e foi fundada por Paddy Cosgrave, David Kelly e Saire Hickey. O principal foco é o desenvolvimento e utilização da tecnologia na internet.