Pelo quinto ano consecutivo, o ScaleUp Porto promove a atividade Doing Business, que nesta edição se realiza em parceria com a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Dado o contexto atual, a iniciativa transita para o mundo digital e conta com mais de 30 organizações disponíveis para conhecer os produtos e serviços inovadores desenvolvidos pelas startups, cidade e região.
O mundo empresarial enfrenta, neste momento, um período de elevada incerteza e grandes desafios, colocando à prova a verdadeira capacidade de adaptação dos empreendedores. Mais do que nunca, é reforçada a importância da inovação e da tecnologia na resposta a desafios, que tomam agora uma dimensão sem precedentes e exigem, mais do que nunca, trabalho em conjunto e em colaboração.
Nos últimos anos, no contexto da actividade Doing Business do ScaleUp Porto, o Município do Porto tem vindo a promover reuniões de negócios entre organizações mais estabelecidas e startups, no sentido de promover o desenvolvimento de parcerias e a realização de negócios. Esta edição é desenvolvida em colaboração com a UPTEC, pretendendo assim aumentar e diversificar o conjunto de empresas envolvidas. Nesta edição assume-se um formato digital, mudança que foi muito bem acolhida pelas mais de 30 organizações confirmadas.
“Faz parte da nossa missão facilitar a criação de oportunidades para as empresas e para os empreendedores. Assim como as empresas se estão a adaptar, também nós o estamos a fazer para podermos continuarmos a entregar valor ao ecossistema, e esta atividade é exemplo disso”, afirma Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente.
As organizações, que vêm de áreas como a Saúde, Mobilidade, Banca, Comunicações, Retalho, Energia, entre outras, dão aqui um sinal positivo às startups quanto ao seu interesse em continuarem a explorar a suas inovações e tecnologias para as suas empresas, numa época em que estas colaborações são determinantes para a continuidade do ecossistema de empreendedorismo.
Para terem acesso às reuniões, as startups devem candidatar-se até dia 20 de abril, no website do ScaleUp Porto, onde poderão conhecer as áreas de interesse e os desafios propostos por estas organizações, que selecionarão as novas empresas tecnológicas com quem é mais pertinente reunir.
As startups terão também acesso a um conjunto de conferências online – Road to Doing Business – onde poderão explorar dicas e ferramentas para otimização e aumento da probabilidade de sucesso destas reuniões, abordando temas como negociação, pricing ou estratégia.
Nas edições anteriores, o Doing Business promoveu no total 327 reuniões entre 40 organizações e 55 startups.