O empreendedorismo tomou conta do Porto no primeiro dia do ScaleUp For Europe. A conferência anual da rede EBAN, inserida na Semana Start & Scale, aconteceu pela primeira vez em Portugal traduzindo o reconhecimento da comunidade internacional no potencial empreendedor do país.
O emblemático Palácio da Bolsa serviu de palco para a conferência ScaleUp For Europe que, logo pela manhã, reuniu mais de três centenas de investidores e empreendedores oriundos dos 4 cantos do mundo. Candace Johnson, Presidente da EBAN, Ricardo Luz embaixador da conferência e membro da EBAN e Filipe Araújo, Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente, foram os responsáveis pela abertura da conferência onde se destacou a capacidade do Porto em se posicionar como uma cidade de vanguarda a vários níveis.
João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria, esteve também presente no evento e na sua intervenção fez referência às várias políticas levadas a cabo pelo governo português para captar o interesse de investidores e o conhecimento e mais-valias que destes advêm.
O apelidado “dinheiro inteligente”, onde o investimento não se traduz unicamente em capital financeiro mas também em conhecimento empresarial, na construção de rede de contactos, em competências e acesso ao mercado, foi aliás um dos temas mais comentados neste primeiro dia de conferência.
A multiplicidade de experiências dos vários empreendedores e investidores que constituíram os diferentes painéis, enriqueceram a manhã da conferência onde foram debatidos temas como por exemplo Inovação, a Europa e o Investimento a Scaleups e Estratégias de Crescimento Transatlânticas. Durante a tarde, workshops e mesas redondas ocuparam as várias salas do Palácio, num ambiente de partilha, propício à troca de conhecimento, experiências e contactos.
Mas nem só dentro do Palácio se respirou empreendedorismo e inovação. Na Rua das Flores, foram muitos os que quiseram aventurar-se pelos desafios do crescimento, jogando o 4 em Linha em grande escala sobre o tema scaleup.
Esta Semana Start & Scale está a confrontar positivamente a cidade com vocábulos que à partida parecem pertencer ou ser reconhecidos apenas por minorias. No entanto, a estratégia ScaleUp Porto, na qual se integra esta semana, está focada na cidade como um todo, porque quando investimos numa estratégia que ajuda empresas a crescerem, estamos a investir na criação de emprego, na produção de riqueza e no consequente desenvolvimento social e económico da região.