O maior evento tecnológico de relevância na cidade do Porto chama-se “Porto Summer of Code” (PSC) e já tem data marcada. Nos dias 9, 10 e 11 de Setembro o Palácio dos Correios, Gabinete do Munícipe, abre portas a todos aqueles que aceitem o desafio de desenvolver projetos de software que serão apresentados numa sessão aberta ao público, durante o último dia do evento.
A competição nasceu em 2014 e é organizada por antigos estudantes da Universidade do Porto, em colaboração com a AlumniEI-FEUP e em parceria com a FEUP e Câmara Municipal do Porto.
Os interessados em participar deverão constituir uma equipa até 4 elementos para desenvolver e apresentar o seu projeto. As equipas constituídas apenas por estudantes serão acompanhadas por mentores, profissionais pertencentes às empresas patrocinadoras, que os orientarão durante a competição. Serão premiadas as três melhores equipas e o melhor projeto desenvolvido exclusivamente por estudantes. Ao todo, a lista de prémios pode chegar ao valor de 6000 euros.
O PSC assume-se como uma iniciativa que permite ao participante contactar com profissionais de excelência e com algumas das melhores empresas tecnológicas do panorama nacional e internacional, abrindo portas para a possibilidade de se tornarem potenciais empregadores e promovendo a partilha de experiência. Aqui são dados os primeiros passos no desenvolvimento de um projeto que pode vir a ser continuado no futuro.
O evento celebra a sua 3ª edição e conta com vários patrocinadores, entre os quais: Cisco, Doist, GitHub, Farfetch, Mindera, i2S, Toptal, MetaLab, Digital Ocean, Agile Bits e Twilio. Durante a competição irão decorrer workshops para os participantes da competição principal e para o público em geral.
O PSC é um evento sem fins lucrativos, onde todos os membros da organização trabalham em regime pro bono. Os principais objetivos passam por elevar o nome da cidade do Porto enquanto referência na esfera tecnológica e melhorar a sociedade proporcionando um crescimento pessoal e interpessoal e a transmissão de “valores de respeito, colaboração e amizade, incentivando-se a resolução de problemas em grupo e por um bem maior”.
“O Porto Summer of Code quer ainda preencher um vazio de eventos tecnológicos de programação no Porto e ser uma referência para todos os entusiastas pelo desenvolvimento de software e pela programação, proporcionando às novas gerações um evento que não existia no passado”.
As inscrições já estão a decorrer e a participação é gratuíta.
Inscreva-se aqui.