A Omniflow foi a empresa vencedora na categoria “Energia” da iniciativa Desafios Porto 2016 e o seu objetivo passa por iluminar espaços públicos de uma forma inteligente e sustentável. O conceito inicial do produto surgiu no âmbito do prémio inovação EDP Richard Branson em 2009.
A solução apresentada pela empresa chama-se “Omniled”. Pedro Ruão, fundador e CEO da Omniflow, conta-nos que o produto é “um sistema híbrido de iluminação autónomo, ou seja, gera a sua própria energia através da fonte fotovoltaica e eólica. Toda a energia gerada é acumulada em baterias no seu interior e utilizada em leds de alto rendimento, o que permite com poucas quantidades de energia gerar muita iluminação”. A utilização do produto tem várias aplicações no âmbito das cidades inteligentes desde iluminação de áreas comerciais ou públicas, telecomunicações e sistemas de videovigilância.
A Asprela foi a zona seleccionada para implementar esta solução por se tratar de uma zona bastante movimentada, devido ao polo universitário, com falta de iluminação e constituir um problema de segurança. “Foi vista como uma oportunidade de mostrar que aumentando a iluminação, disponibilizando videovigilância incluída nos aparelhos e wifi integrado, poderíamos aumentar os níveis de segurança e transformar esta zona numa zona mais habitável, especialmente em horários mais dificeis”.
O produto funciona através de uma turbina vertical, instalada no gerador de energia renovável, sendo capaz de captar o vento em qualquer direção e independentemente da sua intensidade de uma forma mais eficiente do que as eólicas tradicionais. Na superfície da asa invertida é instalado painéis fotovoltaicos de alto rendimento que lhe garantem uma dupla produção energética — eólica e solar. Para além de assegurar um funcionamento quase silencioso, podendo ser utilizado em áreas residenciais, permite um maior rendimento por se adaptar à direção do vento.
O ano de 2016 tem sido um ano de grande crescimento para a empresa. Atualmente com nove colaboradores, a Omniflow está representada na Alemanha, USA, India, Turquia e China. O seu produto encontra-se a ser utilizado em mais de onze países. O objetivo para os próximos anos passa por “escalar a dimensão da empresa para uma realidade mundial”.
Veja aqui o video de apresentação da Omniflow.