Pela quinta vez, o ScaleUp Porto retomou o tema da cibersegurança na masterclass “Modelagem de ameaças para projetar segurança”, que contou com as participações dos especialistas Avi Douglen e Luisa Lima.
Foi perante um auditório lotado que Avi Douglen, fundador e CEO da Bounce Security, empresa dedicada à consultoria de software de segurança, apresentou o modelo da sua autoria “Projetando para a segurança: a abordagem da modelagem de ameaças”, que o tornou um dos mais consagrados especialistas no que diz respeito ao tema da cibersegurança.
Numa intervenção marcada pela descontração que contagiou o público, Avi Douglen demonstrou, através de diferentes casos de estudo, algumas das vulnerabilidades mais comuns no desenvolvimento de software e deu várias sugestões para contrariar esta tendência.
“Achamos sempre que estamos a fazer um ótimo trabalho, que estamos no controlo das operações e que nada nos pode afetar. Contudo, nunca devemos partir desse princípio, devemos, sim, questionar tudo e todos no que se refere à segurança. A segurança é um trabalho de todos nós”, afirmou o orador.
O israelita Avi Douglen avançou depois para um guia passo a passo, proporcionando ao público dicas e ferramentas para melhorar e tornar mais seguro todos os procedimentos relacionados com a proteção de sistemas, programas, infraestrutura de redes, redes e dados de uma empresa.
A segunda parte desta masterclass ficou marcada pela apresentação de Luisa Lima, responsável da equipa de engenharia da Fyde no Porto. A convidada trouxe ao Porto Innovation Hub a teoria “Zero Trust Security: uma cartilha”, baseada nos perímetros de segurança.
O encerramento desta sessão ficou marcado pelas perguntas da plateia, que trocaram experiências do dia a dia com ambos os especialistas.