Em dois dias, 17 e 18 de dezembro, a Founders Unconference reuniu os fundadores nacionais com experiência em fazer crescer uma startup. A iniciativa apoiada pela Convocatória Aberta ScaleUp Porto procurou colocar o conhecimento e aprendizagens dos “founders” ao serviço da comunidade.
A Associação Founders Founders juntou 50 fundadores de startups portuguesas no Porto com o objetivo de partilhar experiências e conhecimento sobre o negócio. Esta primeira reunião dos “fazedores” portugueses teve lugar no Maus Hábitos, no âmbito da Founders Unconference, uma iniciativa apoiada pela Convocatória Aberta ScaleUp Porto 2019.
Em cima da mesa, estiveram temas como: “Como gerir a cultura e atrair os melhores talentos?”; “Como angariar dinheiro e como escalar para novos mercados?”.
A programação incluiu ainda vários desafios práticos, desde uma masterclass de cozinha, um workshop de cocktails e uma atividade cujo objetivo era criar um produto para vender a fundadores.
No fim, entre as principais conclusões da iniciativa, sobraram vários conceitos-chave, considerados necessários pelos cerca de 60 fundadores participantes: internacionalização, venda de um produto/piloto, fundraising, crescimento, cultura empresarial, transparência, trabalho remoto e gestão.