As startups – provenientes de qualquer área de atividade – registadas no evento tiveram a oportunidade de apresentar as suas soluções a 23 grandes empresas interessadas em apostar na inovação e tecnologia, naquele que é um dos setores mais vitais para a economia da cidade e região.
O Doing Business, atividade criada pelo ScaleUp Porto, sob a alçada do Município do Porto, que coloca grandes empresas e startups num processo de ‘match-making’, no qual o desafio passa por explorar oportunidades de colaboração, promovendo inovação e estimulando a capacidade de crescimento conjunto, está de volta para a sua 9ª edição.
Desta feita, o foco esteve no Turismo, com a confirmação da participação de 23 grandes empresas, entre elas a ANA Aeroportos de Portugal, o Grupo Pestana, Sonae Capital, STCP, Transdev, Super Bock Group, Symington, Aveleda. Todas as empresas participantes demonstraram interesse e capacidade de investir em soluções tecnológicas, estando em busca dos melhores parceiros tecnológicos para resolver necessidades e desafios específicos do seu ramo de atividade.
Esta edição contou com a parceria da ANJE, Associação de Turismo Porto e Norte, NEST Centro de Inovação do Turismo, Porto Business School, Turismo de Portugal e UPTEC.
Todas as entidades, tanto as que se associam ao evento como as que vão participar na qualidade de ‘corporate’, são unânimes na identificação do Turismo, no Porto, como uma área promissora em termos de inovação, investimento e retorno.
Uma vez registada no evento, cada startup teve a oportunidade de manifestar as áreas de interesse e, partindo dos pontos em comum, a organização agendou o máximo de reuniões de 30 minutos para permitir que as grandes empresas e as startups explorem parcerias e novos negócios.
O Doing Business contabiliza já 9 edições e aproximadamente 900 reuniões de negócios realizadas entre startups e centros de I&D e corporates.