Sonja Moosburger trouxe ao Porto a experiência de carreira dedicada à relação entre grandes empresas e startups, na mais recente masterclass ScaleUp Porto.
A convidada, responsável por gerir a MediaMarktSaturn N3XT, uma subsidiária da maior loja de retalho de produtos eletrónicos de consumo da Europa, com marcas como a Media Markt e a Saturn, começou por abordar a necessidade crescente que as grandes empresas têm em contactar e criar parcerias/relações com as startups para garantir processos de inovação mais eficazes nos seus produtos e serviços.
Sonja começou por dar o exemplo da sua empresa e mostrou aos participantes a abordagem de uma corporate em relação a este tipo de estratégia, dando especial destaque ao papel de uma unidade de recursos humanos exclusivamente dedicada à inovação.
Foram dados vários exemplos concretos de diferentes projetos-piloto, bem como o seu significado para as empresas, sem esquecer as expectativas geradas para a startup, ajudando, desta forma, os participantes a perceber ambas as perspetivas da mesma relação.
Na segunda parte da masterclass, Sonja Moosburger focou a sua “aula” na troca de experiências com os participantes e explicou ainda quais os mecanismos mais eficazes para a relação corporate/startup, bem como os timings e orçamentos de cada um dos diferentes tipos de parceria.
“As startups dão às empresas um acesso facilitado à inovação”
Após a masterclass “Improving Corporate/Startup Relationship”, Sonja Moosburger esteve à conversa com a equipa do ScaleUp Porto e deixou claras algumas das ideias fortes da sua apresentação.
“As startups dão às corporates um caminho mais facilitado no acesso à inovação. Se uma corporate aceita que trabalhar com as startups a pode ajudar, que isso a pode tornar mais rápida e que a pode ajudar a decidir o que é relevante e o que não é, então essa corporate tem o mindset ideal para os dias de hoje”, afirma a responsável pela inovação do grupo de retalho MediaMarktSaturn.
Questionada sobre as vantagens que uma parceria corporate/startup pode trazer a ambas as partes, Sonja aponta “o rápido acesso a inovação” para as empresas e a “oportunidade para abrir muitas portas e ter acesso a novos mercados” para uma pequena empresa emergente (startup).
Sobre o segredo para um bom primeiro contacto, a especialista alemã aponta “a capacidade de ser direto” como ingrediente de sucesso para uma boa primeira abordagem junto do responsável de uma grande empresa ou de um fundo de investimento.
“Se tivesse que apontar um segredo para o sucesso, diria “ser direto”, o mais direto possível, de forma a que eu possa partilhar rapidamente a informação, caso o primeiro contacto me desperte interesse. Ser direto é crucial. Se obtiverem uma resposta negativa, sigam em frente”, refere.
Antes, durante a masterclass, Sonja tinha deixado bem patente o fluxo de trabalho da MediaMarktSaturn N3XT: pesquisa e definição, projeto-piloto, teste, avaliação, comunicação e lançamento do produto/serviço.