A HealthyRoad foi a empresa vencedora na categoria de “Mobilidade e Ambiente” da iniciativa Desafios Porto 2016, cujo objetivo passa por encontrar soluções tecnológicas que forneçam respostas mais inovadoras aos desafios identificados pela cidade.
A startup está incubada no UPTEC e foi criada em agosto de 2014 por Filipe Oliveira, André Azevedo e Filipe Monteiro que desde cedo recorrem à evolução das tecnologias de informação para os domínios da “visão por computador”. Desta forma a informação é captada através do video de qualquer câmara e permite detetar objetos e movimentos.
A falta de fiscalização e controlo do estacionamento indevido, aliados ao facto do espaço público ser cada vez mais escasso e a afluência do trânsito ser elevada, levam a HealthyRoad a criar o EYEParking.
O EYEParking é um projeto piloto que pretende gerir o estacionamento através de uma forma inovadora, permitindo obter resultados muito positivos para o grande Porto. Com a ajuda das câmaras de videovigilância que monitorizam a cidade é possível facilitar a procura de estacionamento e melhorar a gestão de ocupação da via pública. A aplicação fornece informações acerca do número de lugares de estacionamento disponíveis, permitindo ao cidadão navegar melhor, poupando tempo e combustível e, simultaneamente, permite à autarquia ter uma gestão mais eficaz sobre os mesmos.
Para os fundadores, a participação no Desafios Porto “trouxe a possibilidade de trabalhar em conjunto com instituições de prestígio, permitindo efetuar um teste piloto em ambiente real, resolvendo um problema da população e explorando uma nova área de negócio”.
A empresa lançou recentemente uma aplicação na Google Play Store – HealthyRoad – que permite utilizar o smartphone do utilizador para o monitorizar enquanto está a conduzir e alertar quando está distraído ou na eminência de adormecer.
Tornar as estradas mais seguras, melhorar o comportamento dos condutores e “diminuir a taxa de acidentes por fadiga/sonolência e distração, sendo estes os principais fatores de acidentes rodoviários”, são os principais objectivos da aplicação. A empresa está atualmente a trabalhar com a indústria automóvel na evolução dos algoritmos de análise Biométrica.
A HealthyRoad tem vindo a desenvolver aplicações móveis através da tecnologia de Biométrica facial que permite, por meio da análise facial dos indivíduos, detetar o seu comportamento. Sinais de fadiga, adormecimento e estados emocionais são reconhecidos pela aplicação que emite um sinal sonoro ao condutor, alertando-o. O objetivo é “incluir a tecnologia de raiz no automóvel, num futuro próximo”.
“O nosso maior desafio é conseguir chegar a uma eficácia de aproximadamente 95% nos nossos algoritmos antes da nossa concorrência”. A HealthyRoad pretende ser uma empresa de “referência no desenvolvimento de tecnologias para o setor da mobilidade, utilizando as técnicas de biometria e visão por computador para dar resposta aos desafios a que se propõe”.