Coube a Rui Coutinho, especialista em Inovação, o encerramento do “Road to Doing Business”, numa sessão dedicada ao tema “Estratégia de Inovação”.
O “Road to Doing Business” terminou, esta quinta-feira com Rui Coutinho, diretor-executivo do Centro de Inovação Empresarial da Porto Business School (PBS). A sessão, focada na “Estratégia de Inovação”, destinava-se a partilhar o processo de definição e implementação de inovação nas organizações de forma a que as startups possam compreender como se integrar nesse processo, trazendo valor a estas organizações.
O que é a inovação e a sua importância para a competitividade
De acordo com o convidado, a Inovação é “uma constante descoberta e disrupção. O que é novo, nos dias de hoje, é a velocidade com que essa disrupção acontece, graças à evolução da tecnologia”.
“Inovar corresponde a mantermo-nos relevantes e continuarmos a crescer num mundo em permanente mudança; se o conseguirmos, estamos a inovar constantemente e com sucesso”.
Desde a capacidade de analisar o mercado e a concorrência, até à auto-análise, passando depois para a definição de novos objetivos e caminho a seguir, Rui Coutinho defende que a inovação é, cada vez mais, uma necessidade das grandes empresas, pelo imperativo de “reduzir riscos, entender o futuro, liderar e adaptar para o que vem a seguir”.
Contudo, “não se deve confundir a Estratégia de Inovação com a Estratégia Empresarial”, sendo que a Estratégia de Inovação é “apenas” uma parte da Estratégia Empresarial.
“Procurem deixar de ser os ‘nice to have’ e passem a ser os ‘must have’ para as grandes empresas”
As grandes organizações podem ter diversas abordagens ao processo de definição e implementação de inovação. Muitas procuram desenvolver novas soluções recorrendo a recursos e conhecimento internos. No entanto, a integração de soluções com a colaboração externa está cada vez mais presente dado poder tornar os processos de inovação mais ágeis e rápidos. É neste sentido que as startups se podem tornar num parceiro essencial para a competitividade das empresas. Mas, para isso, devem trazer propostas de valor sólidas, orientadas para necessidades essenciais das suas indústrias. A melhor forma da colaboração entre as startups e as grandes organizações ser bem-sucedida, é tendo as primeiras como fornecedoras de soluções ‘must have’ ao invés de ‘nice to have’.
Livros recomendados
Da sessão, fica a recomendação de um conjunto de livros e autores que ajudam a compreender e a implementar uma estratégia de inovação:
- Innovation and Entrepreneurship, de Peter Drucker
- The Startup Way, de Eric Ries
- Competing Against Luck: The Story of Innovation and Customer Choice, de Clayton M. Christensen
Está encerrado o “Road to Doing Business”. Em breve 34 organizações e 50 startups irão reunir para promoverem parcerias e negócios.