A startup portuense de saúde digital, Tonic App, que facilita o dia a dia profissional dos médicos, agregando os recursos de que necessitam numa única plataforma, pretende tornar-se a primeira plataforma médica com presença nos cinco maiores mercados de saúde europeus.
A empresa acaba de fechar uma ronda de investimento de 10,85 milhões de euros, que lhe vai permitir consolidar a posição em Espanha, Itália e França, onde já opera, seguindo-se o Reino Unido e Alemanha, cuja entrada está prevista durante os próximos dois anos.
A Tonic App foi pioneira na Europa no lançamento de um assistente virtual para médicos com base em inteligência artificial generativa (genAI), já utilizado por 25.900 médicos, e espera obter a sua certificação como dispositivo médico até setembro. No segundo trimestre de 2024, a Tonic App lançará a ferramenta Tonic Scribe, que permite a transcrição automática de consultas e criação de notas clínicas.
O valor arrecadado representa um importante motor de crescimento para a Tonic App consolidar os mercados onde já atua, expandir para novas geografias e alargar a equipa com vista ao rápido e sustentado crescimento do negócio. A startup vai contratar talento sénior para a sua equipa de vendas e investir na área das operações.
A empresa está a fazer uma forte aposta em investigação e desenvolvimento (I&D), com especial foco na inteligência artificial generativa. A plataforma desenvolvida pela empresa é atualmente utilizada por mais de 140 mil médicos em quatro países: Portugal, Espanha, Itália e França.
Do Porto para o mundo
A empresa conta, atualmente, com 36 colaboradores e foi cofundada no Porto, em 2016, por Daniela Seixas, diretora executiva, e Andrew Barnes, Christophe de Kalbermatten e Dávid Borsós, colegas de um MBA executivo na IE Business School.
Sendo uma plataforma 360º para médicos, que agrega conhecimento e ferramentas de apoio à decisão clínica, conteúdo educacional, sistema de videoconsulta, vagas de emprego, entre outros recursos úteis para o quotidiano dos profissionais, a Tonic App é, à data, a plataforma digital mais utilizada pelos médicos em Portugal e posiciona-se para se tornar a plataforma médica líder na Europa.
A empresa foi nomeada pela revista Forbes como uma das 60 startups lideradas por mulheres que estão “a agitar a tecnologia em todo o mundo”.
Em 2023, foi uma das três apps portuguesas selecionadas pela Google Play entre dois milhões de aplicações em todo o mundo no âmbito da sua campanha #WeArePlay, uma iniciativa que reconhece as histórias de apps movidas por propósitos de alto significado.
Recentemente, a Tonic App foi selecionada pelo programa de inovação aberta “LeapUp” desenvolvido pela AbbVie, em parceria com a Nova SBE Co.Innovation Lab, que tem o objetivo de promover e explorar as oportunidades trazidas pela inovação colaborativa através de ferramentas tecnológicas que facilitem e potenciem a gestão da doença tanto na perspetiva do profissional de saúde como do doente. A Tonic App foi uma das cinco startups selecionadas entre 59 candidatas, provenientes de 17 diferentes países da Europa.
Fonte: Porto.