As startups do Porto alcançaram mais de 6,4 mil milhões de euros (6,9 mil milhões de dólares) em valor do ecossistema, entre 1 de julho de 2021 a 31 de dezembro de 2023. A informação consta do Global Startup Ecosystem Report (GSER) 2024, da Startup Genome lançado hoje, na London Tech Week. O resultado confere entrada direta à cidade do Porto no Top 100 dos Ecossistemas Emergentes.
Os números agora revelados representam um crescimento anual de 53% do valor do ecossistema tecnológico do Porto, em comparação com o período de 1 de julho de 2019 a 31 de dezembro de 2021. Face ao expressivo crescimento desta medida de impacto económico (calculada através do valor das exits e de avaliações das startups), a cidade do Porto escala mais de 30 posições e conquista, pela primeira vez, um lugar no Top 100 dos Ecossistemas Emergentes. Esta subida “evidencia o notável progresso do Porto no último ano”, sublinha o comunicado da Startup Genome, que envolveu a Global Entrepreneurship Network no ranking.
Para o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, a avaliação sustenta o trabalho desenvolvido pelo Município nesta área. “O Porto está a afirmar-se como um dos principais polos de empreendedorismo da Europa, com um ecossistema de startups em franca expansão. Este sucesso é fruto do compromisso da cidade em criar um ambiente propício para as startups prosperarem, mas primordialmente do talento e da dedicação dos nossos empreendedores”, assinala o responsável.
O Porto está a afirmar-se como um dos principais polos de empreendedorismo da Europa
As palavras são corroboradas pelo cofundador e presidente da Startup Genome, Marc Penzel. “Com uma grande pool de talento tecnológico e um extenso pipeline de startups em estágio inicial, o valor do ecossistema de startups do Porto cresceu de forma impressionante em 53%, tornando-o um dos ecossistemas de crescimento mais rápido não só em Portugal, mas também na Europa”, considera.
No que diz respeito à capacidade das startups em contratar talento tecnológico, o Global Startup Ecosystem Report (GSER) 2024 reforça ainda o bom posicionamento da cidade do Porto, colocando-a entre os 35 melhores ecossistemas europeus em talento acessível.
O valor do ecossistema de startups do Porto cresceu de forma impressionante em 53%
O GSER é desenvolvido a partir de dados sobre ecossistemas de startups em todo o mundo, recolhidos através de um rigoroso processo de controlo de qualidade, com informações de mais de 4,5 milhões de empresas em mais de 300 ecossistemas de inovação. O relatório demonstra tendências do mundo das startups e conta com três rankings: “os 40 principais ecossistemas globais”, “os ecossistemas emergentes” e um “ranking regional”.
O Relatório Global de Ecossistemas de Startups da Startup Genome é elaborado por um consórcio de representantes de mais de 40 países e analisa o estado atual da atividade de startups e respetivo investimento. O documento fornece também orientações a líderes dos poderes públicos e privados sobre como desenvolver comunidades de startups prósperas – um dos principais motores na criação de emprego e do crescimento económico.
Consulte o relatório completo aqui.
Fonte: Porto.