A cidade do Porto recebe nos próximos dias 21 e 22 de setembro o Tech Tour International Venture Club – Smart Capital.
O evento, que decorre na sede da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, reúne cerca de 70 investidores internacionais, gestores de fundos de capital de risco independentes e investidores estratégicos, com o propósito de refletirem sobre o processo “Scale Up”.
A edição de 2017 não podia estar mais alinhada com a estratégia ScaleUp Porto promovida pelo município e estará focada no tema “Scaling Up”.
Líderes de grandes empresas discutirão a tendência de evoluir uma estratégia de investigação e desenvolvimento (R&D) para fusões e aquisições (M&A) ou mesmo investimentos corporativos (VC Corporativo) e como estas novas estratégias contribuem para a aceleração do seu desenvolvimento.
O Smart Capital 2017, que acontece agora no Porto, contará com a presença de convidados de grandes empresas como a Boston Scientific, Logitec ou Samsung Electronics, mas também com fundos de investimento como é o caso do maior investidor na Finlândia – Innovestor Vetures – ou o fundo de investimento da farmacêutica Merck – Merck Global Health Innovation Fund.
Da lista de convidados de todo o mundo, destacam-se as empresas nacionais presentes como a Indico Capital Partners, SONAE IM, EDP Ventures, Pathena, Caixa Capital, Armilar Venture Partners e Critical Ventures. Portugal não deixará de estar na agenda e as intervenções de Stephan Morais (Indico Capital Partners) e Cristina Fonseca (Talkdesk) serão exemplo disso, falando sobre “Portugal como um caso de sucesso e crescimento” e “Como criar um software global a partir de Portugal”, respetivamente.
Numa promoção conjunta da Câmara do Porto, da ANJE e da Indico Capital Partners, esta iniciativa procura abrir novas oportunidades de financiamento e investimento para o ecossistema nacional, reunindo ainda mais de 60 empreendedores da região que vão ter a oportunidade de trabalhar de perto com os investidores participantes no evento.
A Tech Tour é uma das maiores comunidades orientadas ao investidor na Europa, ligando empreendedores, investidores e parceiros corporativos de todo o mundo. A organização apoia a ligação do investidor e do empreendedor desde o seu conceito inicial até à avaliação. Mais de 2000 empresas tecnológicas se candidatam e 750 investidores participam nos mais de 25 eventos realizados todos os anos. O International Venture Club foi criado com o intuito de facilitar o contacto entre empreendedores e investidores, dando espaço para discutir sobre novos negócios, estratégias de investimento e processos de escalabilidade, sendo este evento um dos primeiros passos nesse sentido.
A agenda detalhada pode ser consultada AQUI.