Caracterização do Ecossistema de Empreendedorismo da Região
“Apenas se poderá reverter a lacuna scaleup se todos os stakeholders participarem ativamente num processo de monitorização e auto-avaliação.”
do Manifesto ScaleUp Porto
Compreender o ecossistema de empreendedorismo é essencial para poder atuar e acompanhar a sua evolução. A evolução para uma cultura baseada em dados garante uma maior compreensão das necessidades e do impacto das decisões.
Depois de um esforço de colaboração para coleção e avaliação de informação, partilhamos os resultados de um estudo para caracterização objetiva do ecossistema de empreendedorismo da região do Porto. Para além de uma avaliação analítica e objetiva, este estudo procurou também avaliar a perceção dos intervenientes no ecossistema, envolvendo incubadoras, investidores, entidades de transferência de tecnologia, investigadores, startups entre outros.
O ScaleUp Porto apresenta aqui o resultado deste processo numa perspetiva de auto-avaliação e criação de uma base para monitorização contínua do ecossistema, mas também como ferramenta para as diversas entidades que colaboram num esforço de desenvolvimento da inovação na cidade.
Conclusões Principais
No mesmo período, o volume de negócios total apresentou tendência para crescer, com o contributo mais significativo do cluster de ICT.
Early-stage é a fase que atrai maior número de investimentos.
Atividades Desenvolvidas
Outros conteúdos
- Mapeamento do Ecossistema
-
- Perfil das Startups
-
- Perfil dos Fundadores
-
- Colaboradores e Salários
-
- Vendas e Internacionalização
-
- Investimento
-
- Levantamento de Exits
-
- Caracterização Geral das Incubadoras e Aceleradoras
- Benchmarking
-
- Dinâmicas do Território
-
- Business Friendliness
-
- Inovação e Maturidade do Ecossistema
-
- Infraestruturas e Mobilidade
-
- Potencial Económico
-
- Infraestrutura Tecnológica e Conetividade
-
- Sociedade e Lifestyle
- Os desafios do ecossistema na perspetiva dos intervenientes
Versão completa
Produzido por:
Em colaboração com: