Há dois meses atrás a cidade do Porto abriu portas a que a comunidade empreendedora propusesse atividades que encaixassem no ecossistema contribuindo para que este fosse mais ativo e dinâmico. Dessa convocatória surgiram cerca de 50 candidaturas das quais oito se destacaram e vão agora animar a cidade.
Continuando o trabalho dedicado ao sentido de inclusão da comunidade empreendedora, a estratégia ScaleUp Porto abriu a porta para que todos fossem parte do movimento. A Câmara Municipal Porto disponibilizou um orçamento de 70.000€ e a convocatóra chamou a atenção da comunidade e os empreendedores responderam em força.
De Vlogs a programas de pré-aceleração, de eventos que dão palco às mulheres na tecnologia a eventos que pretendem explorar o futuro do trabalho, de FabLabs a ligações aos negócios locais, as atividades apresentadas são muitas e o impacto proposto é relevante.As dinâmicas começam já este mês e decorrerão até ao final do ano.
Conheça os projetos:
Founders Founders – Founder Meets Founder (Vlog Show)Temporada de 6 episódios de video em formato talk show. Em cada episódio um fundador de uma Scaleup do Porto conversa com (entrevista) outro fundador. O objetivo centra-se na partilha de conhecimento, na promoção de uma atitude de partilha e entreajuda entre empreendedores e projetos, bem como a promoção internacional de projetos locais e do ecossistema de empreendedorismo, investimento e incubação do Porto.
OPO’lab – OPEN DAYS @ FAB’lab PortoOs Open Days no FAB Lab do Porto (OPO’lab) terão como objetivo promover a transferência de dados, informação e competências entre os participantes, melhorando assim o aproveitamento de recursos da própria cidade. Os eventos serão iniciados com uma visita ao espaço e uma demonstração da capacidade das maquinas. Os Open Days são uma oportunidade importante para a comunidade começar a ter conhecimento da real utilidade dos fablab’s e o seu impacto na sociedade.
Tinker City Associação – Made in Baixa“Made in Baixa” é um projeto que envolve negócios locais, empresas, escolas, universidades e startups para um hub para a experimentação de novos sistemas de produção e interação, promovendo a economia circular: desde a reutilização de materiais para fabrico de novos produtos, à criação de novos processos que ligam a indústria ao fabrico digitalizado.
IEEE Portugal – EMBS Portugal Chapter – Startup Pirates Porto – Digital Health EditionPrograma de pré-aceleração para apoiar a validação e desenvolvimento de ideias de negócio numa fase inicial. Esta edição foca-se em produtos digitais dirigidos ao mercado da saúde. A iniciativa irá dividir-se em duas fases. Numa primeira, será promovido um encontro com um convidado internacional de referência, numa oportunidade de networking e de apresentação de projetos inovadores da cidade do Porto. A segunda fase será um programa de uma semana, onde 30 participantes terão acesso a formação e mentoria para validação de projetos na área de Digital Health.
AlumniEI FEUP – Make or Break by Porto Summer of CodeEvento que nasce do Porto Summer of Code. O que começou por ser uma competição de programação para estudantes, tornou-se num evento para todos os tipos de criativos e hackers, estudantes e trabalhadores, designers, programadores, gamers e amantes da tecnologia em geral. Terá a mesma estrutura dos anos anteriores mas com mais ênfase em aprender e construir como uma comunidade.
INEB/i3S/Resolve – WARP – Worldwide Accelerator Rally at PortoConferência na área de inovação e empreendedorismo no setor biomédico, com oradores de notoriedade nacional e internacional. Em paralelo, no mesmo dia, será organizada uma Exposição Internacional de Tecnologia Biomédica, contemplando “stands” para exposição das tecnologias que são apoiadas em todas as edições do Programa RESOLVE, bem como tecnologias/equipas nacionais e internacionais apoiadas por outras aceleradoras, assim como outras tecnologias que se inscrevam.
FES Agency, Porto i/o & Marzee Labs – Portuguese Women in Tech, the Web Summit Warm-Up!O movimento Portuguese Women in Tech procura dar palco às mulheres portuguesas envolvidas e a dar cartas no ecossistema empreendedor e tecnológico. Tendo em vista o sentido de comunidade e ligação da cidade do Porto a esta comunidade e movimento, haverá um evento antes do Web Summit que será um “aquecimento” para o evento. Para além disso, será também desenvolvido um Guia das Portuguese Women in Tech, este documento seguiria depois para o Web Summit, podendo ser distribuído no evento e levando o ScaleUp Porto mais longe.
Associação WE CHRS – xFuture ConferenceQual será o impacto da automatização e da inteligência artificial na indústria? E nos indivíduos? De que forma os carros autónomos vão impactar as cidades em que vivemos? Estaremos prontos para o rendimento universal? Como é que vão ser os espaços de trabalho do futuro? Estas e muitas outras questões serão debatidas na xFuture Conference, uma conferência que aborda o impacto que a tecnologia irá ter, pelo prisma do indivíduo, da organização e da sociedade. Em dois dias, reuniremos no Porto alguns dos mais importantes experts nacionais e estrangeiros nas temáticas do Futuro do Trabalho.