O especialista em vendas Angel Garrorena foi um dos convidados a visitar a cidade do Porto para a semana Start & Scale. Recuperamos agora algumas mensagens importantes transmitidas durante a Masterclass.
A semana Start & Scale já passou, mas não é por isso que deixamos de partilhar conteúdo relevante para o ecossistema empreendedor. Já escrevemos sobre a Masterclass “Secure your code” e hoje recuperamos as dicas do Angel sobre como escalar vendas.
O Angel Garrorena trabalhou com empresas como Reuters, Xerox e Sitel, sempre ligado ao desenvolvimento de negócio e vendas. Ao longo dos 20 anos de experiência foi desenvolvendo um método próprio que apelida de Lean Sales, trata-se de uma:
“(…) metodologia de vendas, que ajuda as empresas a planear, implementar e melhorar as estratégias de vendas e, claro, o seu desempenho.”
A par desta experiência é também professor em diversas entidades de ensino e colabora regularmente com startups ajudando-as nos primeiros passos em incubadores ou aceleradoras, como é o caso da Wayra, Plug and Play, Lanzadera, Olimpo, Via Vigo, CEIN, entre outras.
Sobre o tema “Scale Your Sales” a masterclass de Angel Garrorena centrou-se em táticas para ajudar a escalar o processo de vendas. Definir e aumentar as vendas, estratégicas específicas de aplicação imediata e mãos cheias de exemplos reais e práticos conquistaram os participantes que estiveram durante uma tarde no Palácio da Bolsa.
Para os que não tiveram oportunidade de participar na masterclasse Angel Garrorena partilha 3 breves conselhos:
- “Mostra exemplos e pequenas histórias sobre as dificuldades atuais e os benefícios para o negócio do cliente;
- Oferece uma proposta de valor que solucione as necessidades e expectativas do cliente;
- Resume, ouve e deixa o cliente falar.”
Quando interrogado sobre o cenário empreendedor da cidade do Porto, Garrorena destaca o papel do município:
“Fiquei muito surpreendido com o apoio prestado pelo município ao ecossistema empreendedor local. Outras cidades podem ver no Porto um exemplo a seguir no que toca ao apoio do município e ao movimento empreendedor que aqui se vive. As startups que tive oportunidade de conhecer demonstraram muito potencial e tenho a certeza que vou ouvir boas notícias sobre elas em breve.”