Inserido na Convocatória Aberta do ScaleUp Porto, o Fab City Porto (Tinker City Associação) lançou à comunidade, o MADE IN BAIXA.
Atualmente está a ocorrer uma mudança de paradigma – o acesso ao mundo digital e a toda a informação que nos é disponibilizada está a fazer com que o consumidor comum seja cada vez mais um “smart citizen”.
Nesse contexto, o futuro passa pelas cidades inteligentes – “smart cities” – e é nesse formato que surgem as FAB CITIES – uma iniciativa local que procura promover a distribuição da manufatura, onde as necessidades das pessoas podem ser produzidas e cultivadas numa rede de mini fábricas, hortas urbanas, makerspaces e fablabs, neste caso, espalhados pela cidade do Porto.
O “Made in Baixa” é um evento que conta com 20 participantes, entre creativos e designers a qualquer outra pessoa que tenha vontade de explorar, e que tem como objetivo criar um espaço de conversação e parcerias entre a indústria, a cidade e os consumidores. Uma conversa sobre o futuro da manufatura, repensando porquê e como fabricamos os produtos à escala de uma vizinhança. Neste evento os participantes irão repensar e produzir localmente produtos utilizando processos de fabricação inovadores baseados numa série de tópicos como a produção de alimentos até ao mobiliário, entre muitos outros.
O evento irá decorrer de 16 a 19 de Novembro com a seguinte agenda:
- 16 Novembro – Arranque
- 17 e 18 Novembro – Desenvolvimento de Projetos
- 19 Novembro – Resultados e atribuição de prémio
O prémio inclui 2500€ e incubação no OPOLAB.
Em suma, é um projeto que envolve negócios locais, empresas, escolas, universidades e startups para um hub para a experimentação de novos sistemas de produção e interação, promovendo a economia circular: desde a reutilização de materiais para fabrico de novos produtos, à criação de novos processos que ligam a indústria à fabricação digital.
Preparem-se para re-pensar a maneira como vivem e usam as cidades.