A 1ª edição do Indie Workers aconteceu de 18 a 20 de outubro no Palácio dos Correios, no Porto. O evento, apoiado pela Convocatória Aberta ScaleUp Porto 2019 juntou centenas de trabalhadores independentes do setor criativo no mesmo espaço.
A comunidade Indie Workers, que junta trabalhadores independentes, freelancers e empreendedores de todas as áreas, com enfoque nas indústrias criativas, juntou-se no Porto para a 1ª edição do Indie Workers Bootcamp.
A iniciativa, que contou com um importante apoio do CRU Cowork e da Convocatória Aberta ScaleUp Porto, reuniu convidados portugueses e estrangeiros, num total de 30 oradores, ligados à pintura, escultura, cinema, fotografia, marketing, publicidade, arquitetura, design, ilustração, software de jogos e até jornalismo, para identificar e debater, durante três dias, as principais dificuldades no setor.
Do programa do evento constaram momentos teóricos e expositivos, sem esquecer as atividades práticas como, por exemplo, workshops, flash classes e mesas redondas.
O bootcamp não fugiu, contudo, às dificuldades e abordou ainda os mitos do empreendedorismo criativo, a instabilidade financeira associada, os desafios de branding pessoal, o mercado online e a necessidade de fazer um micro planeamento para um micro negócio.
Foram também identificados espaços de cowork no país e no mundo e houve ainda tempo para abordar outros temas do interesse dos freelancers e solopreneurs, tais como a gestão de projetos e clientes, legalidade, fiscalidade e burocracia do negócio ou como construir um portfólio.