Entre os dias 25 e 26 de outubro, a Data Science Portugal organizou o DSPT Day, uma conferência para Data Scientists, apoiada pela Convocatória Aberta 2019.
Durante dois dias, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, transformou-se na meca dos dados, graças ao DSPT Day, uma iniciativa organizada pela Data Science Portugal – Associação Portuguesa de Ciência de Dados.
Esta atividade, apoiada pela Convocatória Aberta ScaleUp Porto 2019, foi responsável pela maior concentração de data scientists ocorrida em Portugal, tendo tido um total de 450 participantes.
A principal novidade desta edição do DSPT Day prendeu-se com a ampliação do evento de um para dois dias de atividades, além de uma aposta reforçada nos workshops práticos.
Em debate estiveram temas como Big Data, Machine Learning, NLP, Deep Learning, Inteligência Artificial, Data Mining, Data Journalism, Computer Vision e Robótica.
A extensa lista de palestrantes convidados ficou marcada pelas presenças de Tarry Singh, presidente e CEO da DK Ventures, Sophie Warner, data journalist inglesa, Gilberto Titericz, um nome de referência na plataforma Kaggle e Miguel Cabrera, um senior data scientist da “New Yorker”. De terras nacionais marcaram presença nomes como Alípio Jorge, e Sofia Maçãs, da Universidade de Coimbra. A lista de palestrantes completou-se com especialistas de empresas de referência como a Feedzai, Google DeepMind, QuantumBlack, Emirates Group, dataroots, Cleverly, entre outras.