O Doing Business Health Edition surgiu da vontade identificada pelo ScaleUp Porto de juntar empresas estabelecidas da área da Saúde a startups com soluções de base tecnológica no sentido de explorar sinergias e gerar mais negócio para as duas partes.
Assim, em conjunto com a EIT Health, o Health Cluster Portugal, a UPorto Inovação e a UPTEC, definimos um plano de ação para, no dia 25 de março, promovermos o máximo de reuniões 1:1, entre startups e centros de I&D e organizações mais estabelecidas.
As startups e centros de I&D, que não precisavam de estar ligados à área da Saúde, aderiram de forma expressiva, com 75 entidades registadas neste evento de ‘match-making’ em formato virtual. Do lado das corporate, 26 grandes empresas aceitaram o desafio de participar nas reuniões, evidenciando a vontade do setor em inovar no desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Depois do registo no evento, cada empresa teve oportunidade de manifestar as suas áreas de interesse e, partindo dos pontos em comum, a organização calendarizou mais de 100 reuniões de 30 minutos nas quais as grandes empresas e as startups tiveram a oportunidade de explorar parcerias e novos negócios.
Ainda antes do dia do evento, a organização promoveu um programa de preparação das startups – o Road to Doing Business – para o ‘Dia D’. Ao longo de três sessões online, os participantes do lado das startups receberam dicas e estratégias para trabalharem a sua abordagem aos potenciais clientes e parceiros. Estas sessões tiveram como temas: o impacto emocional e racional no processo de compra e venda em B2B; como preparar um diagnóstico de acordo com as vantagens competitivas; e, por fim, como apresentar a proposta de valor mantendo o foco no entendimento entre as partes envolvidas. Ainda no âmbito do Road to Doing Business, realizou-se uma quarta sessão, desta vez aberta ao público, sob o mote “Corporates & Startups – Como fazer a relação funcionar” e que contou com representantes das startups Taikai e HealthySystems e das empresas CUF e Sonae MC.