O Porto voltou a receber o Smart Capital, um evento promovido pelo International Venture Club (IVC) em parceria com o Município do Porto, e que reuniu inovadores corporativos, gestores de fundos de investimento e investidores independentes para discutir e fazer negócios.
Este foi um momento de retiro informal que potenciou a discussão de novas oportunidades de negócio, mas também de novos posicionamentos relativamente ao método de investimento e à relação com as startups.
Numa era em que as startups são classificadas como criaturas míticas, o Estádio do Dragão será o palco para este evento, fazendo alusão a um conceito de criatura ainda mais rara no mundo das startups do que os “unicórnios” e que muito interessa aos investidores: os dragões. Várias definições podem ser encontradas para uma startup “dragão”, como empresa que levanta um investimento de mil milhões, que devolve esse valor aos seus investidores ou que devolve a totalidade do valor de um portfolio completo a um investidor.
A edição de 2018 do Smart Capital aconteceu nos dias 20 e 21 de Setembro e contou com novidades em comparação com a edição de 2017. Para além da conferência com olhos postos no futuro do investimento e diversos momentos de networking, a comunidade foi envolvida numa Masterclass aberta, onde investidores membros do IVC abordaram casos práticos e desafios vividos no momento da exit de uma startup.