Teve início esta tarde um novo ciclo de masterclasses organizadas a pensar no ecossistema de inovação tecnológica da cidade. Miguel Pinho, líder tecnológico do fundo de investimento Seedcamp, foi o primeiro convidado deste conjunto de quatro sessões.
O mais recente ciclo de masterclasses do ScaleUp Porto começou da melhor forma, com uma série de estórias de sucesso contadas por quem bem as conhece: Miguel Pinho, líder tecnológico da Seedcamp, o fundo de investimento sediado em Londres, que tem apoiado startups pelo mundo inteiro.
O convidado deu a conhecer o propósito deste fundo de capital pré-semente e semente (Seed), cujo principal objetivo passa por investir em fundadores de classe mundial, numa fase inicial de novos projetos tecnológicos, que respondam a problemas reais e às necessidades dos utilizadores.
“Como apoiamos as nossas empresas (startups)? Com dinheiro e conhecimento. Ajudamos a planear as próximas fases dos seus planos de negócio – por vezes ajudamos até a reformulá-los -, abrimos portas, angariamos clientes, passamos conhecimento e associamos o nosso nome às novas empresas que vão surgindo no mercado, quer através dos nossos recursos internos, quer através de empresários mais experientes que já ajudamos a lançar”, começou por dizer o convidado.
É assim que a Seedcamp tem vindo a colaborar com startups como a Revolut, a Transferwise ou a Ui Path, apenas para citar alguns dos melhores exemplos.
Segundo Miguel Pinho, o papel da Seedcamp é fazer as perguntas certas, apontar o caminho, colocar novos desafios e apoiar sempre que seja possível.
“Felizmente a nossa história é bonita, mas não nos custa admitir que já falhamos, faz parte do jogo. Só assim conseguimos evitar os próximos erros”, concluiu o líder tecnológico da Seedcamp.
A próxima masterclass ScaleUp Porto está marcada para 27 de setembro, com início às 9h, no Pólo Zero. A atriz Inês Garrido será a protagonista numa sessão centrada na capacidade de liderança. As inscrições já estão esgotadas.