A iniciativa ScaleUp Porto vai dar continuidade, este mês, ao ciclo de masterclasses inseridas no âmbito da estratégia de apoio e crescimento vocacionado, principalmente, para as startups tecnológicas locais.
O ScaleUp Porto acaba de anunciar um novo conjunto de masterclasses, sessões de capacitação com especialistas, destinadas à comunidade tecnológica da região. A primeira sessão acontece já no dia 13 de setembro e mais três se seguirão, terminando a 22 de outubro. Pretende-se, assim, mais uma vez, proporcionar, com o apoio do ecossistema tecnológico da cidade, uma abordagem a diferentes temáticas e promover em conjunto momentos de partilha e aprendizagem com pares locais e convidados internacionais.
A primeira masterclass, marcada para o dia 13 de setembro, terá como orador Miguel Pinho, líder tecnológico da Seedcamp, que irá falar sobre a experiência deste fundo europeu de referência que tem investido em unicórnios como a TransferWise e o Revolut, entre outros casos de sucesso. Esta masterclass terá lugar entre as 14h e as 15h30, no Porto Innovation Hub (PIH).
Seguem-se duas sessões dedicadas ao tema da liderança e da gestão de equipas. A primeira, no dia 27 de setembro, entre as 9h e as 13h, terá como dinamizadora a atriz Inês Garrido, numa sessão direcionada para aqueles que trabalham na área de Recursos Humanos ou que estão encarregados de liderar equipas no dia-a-dia.
No dia 14 de outubro, entre as 9h30 e as 12h30, há nova masterclass no PIH, desta vez dedicada à gestão remota de equipas em rápido crescimento. Esta sessão contará com Marcus Wermuth, gestor de Engenharia da Buffer, empresa americana cuja equipa distribuída por 15 países trabalha 100% remotamente, e Gonçalo Hall, criador do podcast “The Remote Work”, que abordará os passos essenciais para criar e gerir uma equipa remota. Refira-se que esta sessão e a anterior contam com uma parceria com a Learn 2 Lead, um movimento formado por membros da comunidade tecnológica, que pretende impactar o ecossistema com sessões de capacitação que desenvolvam o capital humano, construindo uma cultura organizacional alinhada com a atual realidade global.
O encerramento deste ciclo ficará a cargo de Sonja Moosburger, diretora-geral da MediaMarktSaturn N3XT, que irá centrar a sua apresentação nas relações entre as grandes empresas e as startups. O último capítulo deste ciclo de masterclasses também vai ter lugar no PIH.
Se pretender assistir a alguma destas sessões basta seguir esta ligação para efetuar a inscrição. Recorde-se que todas as masterclasses são gratuitas, mediante inscrição. Estão disponíveis cerca de 250 vagas.