De acordo com um relatório publicado no final de 2018 pela Atomico, o Porto tem o terceiro ecossistema tecnológico com maior crescimento no continente Europeu.
É precisamente para acompanhar esta evolução, e porque é também uma das bases do seu Manifesto, que o ScaleUp Porto acaba de lançar uma nova plataforma que mapeia o ecossistema de tecnologia da cidade.
Com esta plataforma, o ScaleUp Porto reúne de forma automatizada e contínua toda a informação disponível publicamente sobre startups, scaleups, grandes empresas, investidores, incubadoras e aceleradoras da região num único local. Para além da disponibilização da informação, a ferramenta permite ainda a aplicação de filtros de interesse para a pesquisa em curso, assim como apresenta ferramentas de visualização de informação e análise de tendências.
Com o conhecimento gerado, poderá ser desenvolvida nova atividade com maior impacto. Estar bem representado significa também providenciar uma fonte atualizada de informação, útil para posicionamento e estudos internacionais.
Este mapa foi lançado em parceria com a Dealroom, o que permite uma manutenção regular da informação, assim como ligação a outros ecossistemas Europeus.
Já foi feito um trabalho inicial de levantamento de conteúdo, estando mapeadas na plataforma mais de 300 startups e scaleups, 12 investidores, 14 incubadoras e aceleradoras e 23 espaços de trabalho da região. Contudo, tendo consciência de que ainda muito pode ser melhorado, a comunidade é convidada a reivindicar a sua posição no mapa, disponibilizando mais informação ao restante ecossistema. A plataforma é intuitiva, mas caso exista alguma dificuldade, as entidades podem entrar em contacto para o endereço hello@scaleupporto.pt.
Para visitar, basta seguir o endereço