O segundo dia desta intensa semana Start & Scale arrancou com um super Scale Me Up! by Founders Founders, um original pequeno-almoço em que a Infraspeak, uma das startups que faz parte da comunidade Founders Founders, apresentou os seus maiores desafios atuais e recebeu feedback do grupo de convidados bem atentos, sem filtros.
O momento seguinte passou pela inauguração do espaço de cowork Porto i/o Ribeira, inserido no evento ScaleUp Porto Open House. O almoço foi relaxado e acompanhado de Pizza & Beer, à boa moda do ambiente vivido neste espaço. O convite foi lançado para que a comunidade pudesse conhecer uma das entidades responsáveis por transformar o Porto numa cidade mais inovadora, empreendedora e competitiva.
O Porto i/o nasceu em 2014, com a sua casa principal na Rua Cândido dos Reis, no coração da cidade – a procura constante por parte de profissionais e empresas, e a capacidade de dinamização do espaço com eventos criativos e tecnológicos destacou o Porto i/o como o espaço de excelência para a comunidade inovadora da cidade – a fixação de cérebros no coração da cidade continua a ser o mote do espaço, agora mais perto do Douro e com uma vista de causar inveja.
No desenrolar da tarde seguiu-se a sessão final da 7ª edição do iUP25k – concurso de ideias de negócios da Universidade do Porto, que é um instrumento de sensibilização para o empreendedorismo e criação de novas empresas que tenham por base processos de exploração de conhecimento e inovação. A realidade é que para haver scaleups, são necessárias startups e são também concursos como este que ajudam a potenciar essa realidade.
Durante todo o dia, a Rua das Flores foi a mais animada da cidade do Porto com várias atividades que convidavam a manter os pés assentes na terra (Keep your feet on the ground!) numa alusão à necessidade das startups e scaleups planearem e jogarem bem as suas cartas para uma evolução estruturada e um futuro promissor.