Já na sua 8ª edição, a Escola de Startups do Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) apoiou mais de 150 ideias de negócio e 450 empreendedores. Sensibilizar os novos empreendedores para os desafios presentes na criação e no desenvolvimento de um projeto empresarial é o principal objetivo do programa.
Os novos empreendedores encontram na Escola de Startups um programa de mentoring e formação de 3 meses. Integram uma rede de empresas nacionais e internacionais e recebem mentoria de empresários seniores e parceiros estratégicos, que os apoiarão no processo de validação da ideia de negócio.
No final, todos os projectos apresentam a sua ideia de negócio num evento público, o Pitch Day. Para além da exposição que os projetos conseguem, está ainda em jogo a incubação em regime cowork no UPTEC durante 6 meses, que inclui 20 horas gratuitas em consultoria jurídica da CCA Ontier e um tablet Microsoft Surface Pro.
O Pitch Day da 8ª Edição do programa decorreu no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da UP e contou com a apresentação dos 17 projetos que foram apoiados. Ao avaliar os projetos, o júri considerou como projeto mais promissor o WeStoreONTEX, que procura desenvolver têxteis e acessórios flexíveis que armazenem energia para alimentação de dispositivos eletrónicos e sensores integrados na roupa.
O júri atribuiu ainda menções honrosas em três áreas distintas: criatividade, tecnologia e biotecnologia. Na categoria criativa, a Frame, uma produtora audiovisual com um objetivo de contar histórias, através da ficção, de vídeos institucionais e de videoclips, foi a vencedora. O assistente inteligente orientado para redações da Oko venceu na categoria de tecnologia. Este assistente permite a integração de todos os feeds de notícias onde cada notícia é resumida e complementada com uma previsão do seu sucesso. Já na área de biotecnologia, o júri escolheu os óculos de proteção individual para cirurgiões com capacidade integrada de realizar registos multimédia de atos operatórios, criados pela SurgeonMate.
Os reconhecimentos não ficaram por aqui e houve ainda espaço para a Vodafone eleger mais dois projectos – a Night Out e o Vaiivem – para integrarem o Vodafone Power Lab, onde beneficiarão de um conjunto alargado de recursos que potenciará o lançamento e divulgação do produto final no mercado.