A cidade do Porto foi oficialmente escolhida para acolher, até 2026, a European Innovation Academy (EIA). Reconhecida como o maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital do mundo, a EIA junta, anualmente, centenas de estudantes universitários de todo o mundo, para um programa intensivo de três semanas, dedicado aos temas da inovação e tecnologia.
A European Innovation Academy instala-se, pela primeira vez, na Invicta, graças ao esforço conjunto das instituições organizadoras – Universidade do Porto e Câmara Municipal do Porto através da iniciativa municipal ScaleUp Porto – e do apoio dos seus parceiros principais – o Banco Santander e a consultora Beta-i, responsável pela seleção da cidade de acolhimento do evento. A primeira edição realiza-se de 17 de julho a 5 de agosto de 2022, nas Faculdades de Economia e de Engenharia da U.Porto, juntando mais de 500 estudantes, de mais de 120 universidades internacionais, acompanhados por 100 mentores e oradores de todo o mundo.
Para o Município do Porto, a vinda da European Innovation Academy está profundamente alinhada com aquela que é a estratégia definida para a Inovação e Empreendedorismo na cidade. De facto, o “Programa (re)Start”, colocado em prática pela iniciativa ScaleUp Porto, que aliás também integra os parceiros da EIA, está justamente voltado para a criação de condições que permitam aos empreendedores da Cidade transformarem os desafios em oportunidades de novos negócios.
Nessa mesma estratégia está claro o conceito de “laboratório vivo”, isto é, a cidade como local privilegiado de experimentação, algo que se revela essencial para o surgimento de startups com potencial de crescimento e de internacionalização. E, em termos práticos, o projeto da EIA permitirá que o Porto seja este laboratório de eleição idealizado onde estudantes de todo o mundo, experts em inovação e tecnologia, academia, investidores, centros de investigação, entre outros, convergirão para serem, em conjunto, agentes de transformação.
Este programa pioneiro visa potenciar a criação de novas ideias de negócio por estudantes universitários, tendo a Universidade do Porto como parceiro académico do projeto. Para isso, a European Innovation Academy promove um “curso intensivo de empreendedorismo e inovação digital”, em ambiente internacional, com momentos de formação, discussão, networking e partilha de experiências.
Ao longo de três semanas, os participantes vão viver todas as etapas de criação e lançamento de projetos empreendedores, com o apoio de mentores e especialistas de instituições internacionais. Chegam das universidades de Stanford, U.C. Berkeley ou Michigan, mas também de Silicon Valley – nomeadamente da Google, Amazon, Microsoft, Facebook, Uber, Hubspot – para acompanhar e ensinar os estudantes em áreas como gestão e negócios, marketing, tecnologia, design, software, investimento, entre outros.