skip to Main Content
Susana Sargento, Co- Fundadora Da Veniam, Venceu O Prémio Mulheres Inovadoras Da União Europeia 2016

Susana Sargento venceu o 1ª Prémio Mulheres Inovadoras, entre nove mulheres empresárias.

O prémio foi entregue por Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, durante o evento Diálogo dos Cidadãos sobre a importância das mulheres em negócios e pesquisa, em Bruxelas a 10 de Março.

Os finalistas foram selecionados por um júri de alto nível, composto por peritos independentes de negócios, capital de risco, empresários e universidades. Foram apresentadas 64 candidaturas para esta edição do Prémio. As empresas criadas por quem estava a competir apresentaram inovações numa ampla gama de setores, com as ciências da vida e as TIC a dominarem os temas.

Com o Prémio Mulheres Inovadoras, a Comissão Europeia pretende reconhecer publicamente mulheres empresárias que trouxeram as suas ideias inovadoras para o mercado.

Mas “inovador” não é suficiente para descrever o que a  Veniam tem acrescentado ao mercado.

A Veniam é uma spin-off das Universidades do Porto e Aveiro, fundada por João Barros, Susana Sargento, Robin Chase e Roy Russell. A sua tecnologia inovadora e avançada enfrenta os desafios crescentes da urbanização acelerada, conectando infra-estruturas, pessoas e coisas que se movem entre si.

Desde setembro de 2014 mais de 400 autocarros da STCP em circulação no Porto, Matosinhos, Maia, Gondomar, Valongo e Vila Nova de Gaia, fornecem serviço de Wi-Fi gratuito aos seus passageiros. Isto é possível graças ao sistema inovador desenvolvido pela Veniam, que fez da STCP a primeira operadora de transportes públicos a fornecer cobertura Wi-Fi a bordo de seus autocarros.

No início deste ano, a Veniam anunciou um investimento de US $ 22 milhões Série B. A scaleup está agora a expandir a sua plataforma full-stack e a distribuir serviços geridos através de redes de veículos conectados para serem devolvidos noutras áreas urbanas, portos, aeroportos, fábricas e outros ecossistemas de transporte em todo o mundo, incluindo Nova York, Singapura, Barcelona e Londres.