skip to Main Content
O Céu é O Limite. Pronto Para Sonhar?

Os luminosos balões brancos nas Ruas das Flores fazem quem por lá passa olhar para o céu. Será o céu o limite? Que motivações levam os empreendedores a desenvolver os seus negócios?

A Semana Start&Scale continua, com atividades dirigidas aos mais diversos públicos da cidade.

Ontem o Porto teve a oportunidade de aprender com a partilha de histórias e experiências de empreendedores no desenvolvimento das suas empresas. Fernando Alvim moderou esta partilha que teve como protagonistas Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, Vítor Magalhães, CEO da Byside e Virgílio Bento, CEO da SWORD.

“Neste dia que se pretende ser descontraído gostava de vos convidar a ouvir as histórias destes grandes empreendedores da cidade, também eles responsáveis pelo empreendedorismo que nos orgulhamos de ter na região.”

Mas se Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto dispensa apresentações, quem são estes empreendedores convidados a partilhar as suas histórias?

Virgílio Bento é CO-FOUNDER & CEO da SWORD Health. A startup que tem como missão reinventar a Indústria da Medicina Física e Reabilitação através da tecnologia, foi considerada em Março de 2015 como uma das empresas mais inovadoras da Europa e recebeu um investimento de 1.3M€ para acelerar o desenvolvimento do projeto.

Por sua vez, Vítor Magalhães é CEO da BySide. Com sede no Porto a empresa é especializada em serviços digitais de segmentação, personalização e conversão e está a revolucionar o processo de vendas a partir de uma metodologia pioneira 100% made in Portugal. Com projetos ativos em 17 países e 4 continentes a BySide integrou já por duas vezes o índice Deloitte Technology Fast500.

Num ambiente descontraído o Scaleup Stories iniciou-se com uma breve apresentação destes empreendedores que partilharam as suas histórias numa sessão onde o público também pôde intervir. Quando interrogado sobre se a fuga de massa crítica do país ainda é um problema que se coloca, Vítor Magalhães da BySide começa por discordar e argumenta:

“O Porto é uma cidade fantástica para se trabalhar – é fácil ter capacidade de trabalho aqui, com este ecossistema empreendedor. A cidade está a crescer e é reconhecida por esse crescimento não só aqui mas também lá fora, pelo que esse problema já não tem a mesma dimensão.”

O contributo do poder local no crescimento e afirmação deste sistema empreendedor acabou por ser o último ponto desta partilha. Rui Moreira defendeu que o caminho passa pelo posicionamento da cidade como um laboratório vivo, encontrando, no entanto, um entrave:

“Temos tentado oferecer a cidade como um laboratório vivo mas gostava que fosse possível fazer mais. Gostávamos de ter métodos de discriminação positiva em relação às startups e scaleups no entanto, encontrámos entraves na legislação. Entraves esses que só podem desaparecer com uma maior participação dos empreendedores. É fundamental que estes empresários, empreendedores se envolvam mais na política para que possam contribuir na construção de políticas adequadas ao crescimento e desenvolvimento das suas empresas.”

O dia também se fez da Open House no pólo das Indústrias Criativas do UPTEC, num almoço informal que deu a oportunidade de conhecer um espaço que ajuda a transformar ideias em negócios sustentáveis.

E como criar sinergias é tão importante para o crescimento do ecossistema, 35 reuniões de trabalho entre startups e grandes organizações como CEIIA, SONAE, GLINT ou Metro do Porto,  aconteceram durante a tarde no evento “Doing Business: Startups meeting Corporates” que decorreu no Palácios das Artes. Estas reuniões além de proporcionarem o contacto direto com as empresas, tiveram em vista a exploração de oportunidades bilaterais.

A ligação entre os diferentes players que compõem o ecossistema empreendedor é crucial para o desenvolvimento local. É aliás um dos pontos que sustenta o Manifesto da estratégia ScaleUp Porto.

Faça parte desta semana e ajude a cidade a construir um ecossistema sustentável de empreendedorismo e inovação. Lembre-se que o céu é o limite!

O registo fotográfico, com os melhores momentos do dia, pode ser visto aqui. Veja resumo do dia também em vídeo.