My Didimo vence competição “Women Startup Challenge VR and AI”

Foram 10 os projetos liderados por mulheres apresentados na competição “Women Startup Challenge VR and AI” nos escritórios na Google em Nova Iorque. De entre mais de 200 candidaturas de todo o mundo, Verónica Orvalho, investigadora e docente da Universidade do Porto (UP), foi distinguida com o primeiro lugar.

Licenciada em Engenharia de Software pela Universidade de Belgrano, em Buenos Aires, Mestrada em Desenvolvimento de Videojogos na Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona, doutorada em Ciências da Computação pela Universidade da Catalunha e Docente do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da UP, Verónica é responsável pela My Didimo, startup criada na UP, que permite a qualquer pessoa criar o seu avatar (personagem virtual 3D) através de uma fotografia tirada com o telemóvel. Em apenas 2 minutos, todos podemos ter a nossa própria personagem virtual, capaz de falar, mover-se e representar-nos no mundo virtual.

A ideia surgiu em meados de 2010, quando a equipa procurava desenvolver uma tecnologia que permitisse criar de forma automática “avatares virtuais”. Foi com o projeto “FaceDecode” que se candidataram, em 2015, ao iUP25k - o concurso de Ideias de Negócio da UP - e se foram apercebendo das dimensões altamente escaláveis do projeto. Ao vencerem o programa iUP25k surgiu o objetivo de colocar o produto no mercado, criar uma empresa e comercializar a tecnologia. Este projeto passou também pelo BIP - Business Ignition Programme - promovido pela U.Porto Inovação.

Com este prémio a empresa continuará a desenvolver esta tecnologia pioneira, apostando em várias áreas desde a realidade virtual, videojogos, marketing digital e comunicação.

Contactos

ligue-nos+351 222 097 000

C.M. do PORTO Praça General Humberto Delgado4049-001 Porto, Portugal

envie-nos emailhello@scaleupporto.pt

ECOSSISTEMA DE STARTUP E SCALEUP DO PORTO



Ver Agora