Made in Baixa - Indústria, Cidade e Consumidores em sintonia

Inserido na Convocatória Aberta do ScaleUp Porto, o Fab City Porto (Tinker City Associação) lançou à comunidade, o MADE IN BAIXA.

Atualmente está a ocorrer uma mudança de paradigma – o acesso ao mundo digital e a toda a informação que nos é disponibilizada está a fazer com que o consumidor comum seja cada vez mais um “smart citizen”.

Nesse contexto, o futuro passa pelas cidades inteligentes - “smart cities” – e é nesse formato que surgem as FAB CITIES – uma iniciativa local que procura promover a distribuição da manufatura, onde as necessidades das pessoas podem ser produzidas e cultivadas numa rede de mini fábricas, hortas urbanas, makerspaces e fablabs, neste caso, espalhados pela cidade do Porto.

O “Made in Baixa” é um evento que conta com 20 participantes, entre creativos e designers a qualquer outra pessoa que tenha vontade de explorar, e que tem como objetivo criar um espaço de conversação e parcerias entre a indústria, a cidade e os consumidores. Uma conversa sobre o futuro da manufatura, repensando porquê e como fabricamos os produtos à escala de uma vizinhança. Neste evento os participantes irão repensar e produzir localmente produtos utilizando processos de fabricação inovadores baseados numa série de tópicos como a produção de alimentos até ao mobiliário, entre muitos outros.

O evento irá decorrer de 16 a 19 de Novembro com a seguinte agenda:

-- 16 Novembro – Arranque

-- 17 e 18 Novembro – Desenvolvimento de Projetos

-- 19 Novembro – Resultados e atribuição de prémio

O prémio inclui 2500€ e incubação no OPOLAB.

Em suma, é um projeto que envolve negócios locais, empresas, escolas, universidades e startups para um hub para a experimentação de novos sistemas de produção e interação, promovendo a economia circular: desde a reutilização de materiais para fabrico de novos produtos, à criação de novos processos que ligam a indústria à fabricação digital.

Preparem-se para re-pensar a maneira como vivem e usam as cidades.

Contactos

ligue-nos+351 222 097 000

C.M. do PORTO Praça General Humberto Delgado4049-001 Porto, Portugal

envie-nos emailhello@scaleupporto.pt

ECOSSISTEMA DE STARTUP E SCALEUP DO PORTO



Ver Agora