International Job Fair

O Hard Club recebeu, no passado dia 25 de novembro, a International Job Fair - uma feira internacional de emprego direccionada para os estudantes de Erasmus e que conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto (CMP).

Imagem4.png

A iniciativa é promovida pela Talent Portugal em parceria com a Erasmus Student Network Porto (ESN Porto), o TICE (Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica) e o Alto Comissariado das Migrações. A plataforma Talent Portugal foi lançada no mês passado e assume-se como uma comunidade de atração de talento que visa detetar oportunidades de emprego para profissionais e para jovens licenciados, portugueses e estrangeiros, em empresas tecnológicas e em centros de serviços globais instalados em território nacional.

O objetivo da International Job Fair passa por “atrair recursos qualificados para empresas fortemente recrutadoras a operar no mercado internacional e que procuram candidatos em várias línguas para áreas como as Tecnologias de Informação, Engenharia, Finanças, Economia, Gestão, Recursos Humanos ou Línguas”, afirmou Luís Sottomayor, ​Talent Community Director​.

Este ano, a feira recebeu mais de 500 inscritos, registando 44 nacionalidades diferentes, e apresentou cerca de 3600 oportunidades de carreira. Ao longo do dia foram várias as empresas que passaram pelos palcos, fazendo apresentações e sessões de perguntas e respostas. Blip, Creative, Outsystems, Gfi, ITSector, Sitel, IT Sector, Sonae, CGI, Prime IT, Mindera, Critical Software, Bosch, HB Fuller, Armatis, Webhelp, Adidas, Concentrix, Infineon, Linde, Yazaki e Altran foram alguns dos nomes empresariais que se apresentaram ao público, recebendo, também, participantes nos seus stands.

Imagem2.png

O evento contou com três debates que abordaram temáticas atuais sobre o panorama nacional a nível profissional e empresarial. A primeira discussão, “Attracting talent to Porto”, foi moderada por Rui Barreira (Porto Tech Hub) e contou com a participação de Manuel Bento (Euronext), David Soria (Critical Manufacturing) e Vladimiro Duarte (alto comissariado das migrações). “Meet IT Founders” foi o segundo tema, moderado por Paulo Calçada (ScaleUp Porto) e com a participação de Cláudio Fernandes (Adclick), Pedro Fortuna (Jscrambler) e Luís Cochofel (Veniam).

No final da tarde, e em jeito de conclusão dos debates, Eggen Anouk (Holanda), Paulius Turek (Polónia), Aderrahmane Rahmouni (Marrocos), os três estudantes de Erasmus em Portugal, subiram ao palco para participarem no tema “Studying, working and living in Porto”, moderado por Ricardo Valente (Pelouro de Economia da CMP) e com a participação de Pedro Santos (ESN Porto).

A organização do evento realizou ainda um inquérito a todos os inscritos, com o objetivo de recolher estimativas sobre a atração de capital humano em Portugal. Relativamente ao público estrangeiro, constatou-se que a perspectiva de carreira e a integração em projetos são os principais objetivos que os candidatos procuram nas empresas. 80% dos quais mostraram interesse em trabalhar em Portugal nos próximos dois anos, destacando como fatores mais atrativos a hospitalidade dos portugueses, o custo e a qualidade de vida no país assim como o clima.

Contactos

ligue-nos+351 222 097 000

C.M. do PORTO Praça General Humberto Delgado4049-001 Porto, Portugal

envie-nos emailhello@scaleupporto.pt

ECOSSISTEMA DE STARTUP E SCALEUP DO PORTO



Ver Agora