Founders Founders surge na sequência da evolução para scaleup

Quando chega o momento de sair da incubadora, muitas startups encontram um novo desafio: como poderão continuar a trabalhar em parceria, mantendo o ambiente de partilha de conhecimento, problemas e soluções?

Este foi um dos problemas encontrados pela Musicverb, Infraspeak, LabOrders, ShiftForward e Tuizzi quando tiveram que deixar a UPTEC.

Estas foram as principais motivações para criar a Founders Founders (F2), um hub criativo que procura promover uma cultura de partilha para startups em crescimento – scaleups.

Paulo Cunha, da ShiftForward, explica:

"As pessoas perguntam: a F2 é uma incubadora, uma aceleradora? Nós descrevemo-nos como uma comunidade para pessoas, de equipas diferentes que trabalham em conjunto".

Rui Couto (MusicVerb) acrescenta:

"A nossa missão é crescer, aprender, partilhar e depois voltar a crescer."

Mas trabalharmos juntos, com um mindset de partilha, não foi o único objectivo deste projecto - na F2, as equipas podem ter acesso a uma rede de mentores que está a ser criada.

"Estamos direcionados para scaleups, por isso estamos a construir o tipo de network que essas empresas precisam."

diz Felipe Costa da Infraspeak. Nascida da comunidade para ser uma comunidade, a Founders Founders sabe, por experiência, o tipo de problemas experienciados pelas empresas que deixam a fase startup e pretendem crescer, sendo bastante diferentes dos da fase inicial, por isso, na F2 estão focados em resolver esses desafios específicos.

A Founders House, que é a realização física da visão, é uma casa histórica com 1500 metros quadrados e capacidade para 150 pessoas. Além das empresas fundadoras, a Xhockware e a GetaFest também já estão no espaço – estão abertas as candidaturas para outras scaleups que se queiram juntar à comunidade. Para além do edifício, a F2 pretende ser ativa e para fornecer à comunidade diferentes eventos – desde conversas informais a eventos mais complexos. A Founders Founders é um ótimo exemplo de que o ecossistema empreendedor da cidade está ativo e à procura de soluções que ajudem as startups a crescer. Foi precisamente para ajudar no processo de scaleup que a estratégia ScaleUp Porto surgiu.

Contactos

ligue-nos+351 222 097 000

C.M. do PORTO Praça General Humberto Delgado4049-001 Porto, Portugal

envie-nos emailhello@scaleupporto.pt

ECOSSISTEMA DE STARTUP E SCALEUP DO PORTO



Ver Agora