Founders Founders – O exemplo do Porto que deve ser apresentado ao Mundo

5 de Abril de 2017, data da abertura oficial da Founders Founders. Depois de um ano de trabalho intenso e de resultados extraordinários, a casa composta por startups abriu portas à comunidade para mostrar o que tem feito e qual o estado de maturação do projeto.

Mas voltando ao princípio, como começou?

Cinco startups chegaram ao momento de “desincubar” (expressão lançada hoje, durante o evento, por um dos Founders) da UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto) e nessa necessidade de procura por espaços de trabalho, compreenderam que considerando o percurso que tinham, em conjunto, dentro das paredes da UPTEC, faria todo o sentido continuarem dessa forma, juntos, unidos e prontos para ultrapassar obstáculos

Seguindo essa linha, começou a busca incessante por um espaço onde conseguissem encaixar as cinco empresas, de nome: Musicverb, Infraspeak, ShiftForward, LabOrders e Tuizzi. A Rua da Constituição acabou por ser a morada escolhida, num edifício que tinha acolhido as instalações do DIAP e que recebia agora nova vida com a chegada desta comunidade dinâmica, criativa, tecnológica e com um pé no panorama empreendedor nacional.

Nasceu assim, no final de 2015, num edifício com 1500 m2 e após cerca de 280 mil euros de investimento para recuperação e preparação do espaço, a Founders Founders. Atualmente a Founders Founders conta já com 14 empresas e cerca de 140 pessoas a trabalhar dentro da casa – estando a 90% de ocupação do edifício. Uma comunidade que se estende para as 250 pessoas se considerarmos todos os parceiros e mentores – nacionais e internacionais – que estão envolvidos no projeto e que são parte ativa da vida das startups que estão dentro deste hub empreendedor.

Para além de espaço de trabalho, a Founders Founders conta também com 4 eventos internos, pensados de raiz para que sejam uma mais-valia para a comunidade, sendo eles: as “TechTechTalks” – para os mais técnicos – o “Let’s Grow Again” – onde se apresentam processos estratégicos de crescimento e aposta em marketing. O “Scale Me Up”, evento privado para os residentes e onde as startups podem partilhar as suas dúvidas, preocupações e problemas, recebendo input de todos os outros, e por fim, a "Happy Hour", que é um evento de networking mais relaxado.

O que nos traz de novo a este momento, a abertura oficial.

Um evento que contou com a presença da comunidade empreendedora, representada por empreendedores, investidores, parceiros e amigos e onde houve espaço para assinar três protocolos de parceria com a ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários), o IPP (Instituto Politécnico do Porto) e a UPTEC. Protocolos esses que abrirão portas para mais sinergias, que permitam a evolução do ecossistema e das várias entidades envolvidas.

Marcaram também presença o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e Filipe Araújo, Vereador do Pelouro do Ambiente e Inovação da Câmara Municipal do Porto.

João Vasconcelos referiu a importância de projetos como a Founders Founders para o desenvolvimento do ecossistema – “Nós queremos que mais empreendedores se desenvolvam em espaços como este porque está provado que uma startup que nasça num ambiente como este tem mais probabilidades de sobreviver, de criar mais impacto económico, de criar mais emprego.”

Não deixando de expressar a vontade de usar a casa como exemplo para todos os jornalistas, investidores e founders internacionais que visitam o país – “Vamos começar a usar a Founders como um exemplo. Queremos mostrar isto ao mundo, mostrar que aconteceu do zero, mostrar que aconteceu pela mão de fundadores porque sabemos que é caso único na Europa.”

Já Filipe Araújo, olha para um contexto mais local referindo o impacto que o projeto está a ter na cidade e na comunidade empreendedora, encaixando na visão da estratégia ScaleUp Porto – “Temos que conseguir escalar a comunidade e o ecossistema porque é neste ciclo de geração de ideias, na questão da startup mas também da scaleup, que podemos mostrar que é possível haver projetos privados que mostram a cidade – trazendo investidores e pessoas a conhecer a cidade e mostrar-lhes que é possível reabilitar zonas, reabilitar edificados, fazer negócio, escalar e evoluir.”

-- Veja a passagem do ScaleUp Porto. pela Founders Founders: https://youtu.be/7kO3rUEB2Hg

Contactos

ligue-nos+351 222 097 000

C.M. do PORTO Praça General Humberto Delgado4049-001 Porto, Portugal

envie-nos emailhello@scaleupporto.pt

ECOSSISTEMA DE STARTUP E SCALEUP DO PORTO



Ver Agora