Don’t Stop - Scale Up !

O Congresso ScaleUp For Europe terminou ontem, mas o movimento scaleup veio para ficar e afirmou o Porto perante a comunidade internacional, como uma das cidades de topo no desenvolvimento da estratégia dedicada ao crescimento de economia e emprego.

A manhã do congresso da rede EBAN contou com um painel dedicado ao ecossistema empreendedor português, onde foram abordadas algumas das estratégias desenvolvidas no país, para ajudar startups a escalarem e se posicionarem internacionalmente.  O último dia do ScaleUp For Europe contemplou ainda reuniões de startups com grandes empresas, promovidas pela Startup Europe Partnership (SEP), uma plataforma pan-europeia liderada pela Mind the Bridge, que promove ligações para que se desenvolvam colaborações que levem ao crescimento das startups e à open innovation do lado das grandes empresas.

A conferência viria a terminar com temas como a inovação e o investimento para scaleups e com Candace Johnson a tecer rasgados elogios à atitude empreendedora da cidade:

“O Porto tem uma história e cultura fantásticas, mas não se limita a ficar por aí. Hoje vemos um Porto focado no futuro, a planear o crescimento.”

Candace despediu-se do Porto sublinhando o compromisso da cidade:

“A generosidade e empenho de todos os envolvidos neste congresso fazem do Porto um dos pilares deste movimento ScaleUp For Europe.” 

No fim do evento Stephan Morais, membro executivo da Caixa Capital, louvou a dinamização desta Semana Start&Scale na qual se integra o ScaleUp For Europe:

“Além dos painéis que preencheram a semana, a dinamização pelas ruas levou a que, pela primeira vez, outras pessoas compreendessem alguns destes temas relacionados com startups e scaleups.”

 Do palácio para as ruas foi um pulinho:

“Mantém o contacto” foi o tema desta sexta-feira da dinamização na Rua das Flores. O público foi convidado a utilizar os intercomunicadores colocados em diferentes pontos, estabelecendo contacto com quem estivesse do outro lado. Estas “blind calls” tinham como objetivo estimular a audácia e a capacidade de iniciativa necessária para criação de redes de contacto.

Pouco depois do final da conferência e já com outro cenário – o Palácio das Artes - foi a vez do Desafios Porto tomar conta da agenda. A competição dinamizada pela Câmara Municipal do Porto que pretendia encontrar soluções tecnológicas para problemas reais, transformou a cidade num verdadeiro laboratório vivo onde cidadãos e empreendedores responderam positivamente ao desafio. As soluções vencedoras anunciadas no dia 26, foram apresentadas ontem em detalhe. No final ainda houve tempo para um momento de networking com o vice-presidente da rede EBAN que assistiu às apresentações. Os 4 vencedores – HealthyRoad, Positive Blue, Omniflow, e SiosLife - serão financiados até 50 mil euros de acordo com o plano de trabalhos e orçamento apresentado. Descubram mais sobre estas soluções aqui.

O dia terminou com o início do Hackacity, a maratona de programação onde os participantes são convidados a desenvolver aplicações que tenham impacto na vida da cidade. Arrancou às 18h e só termina hoje (Sábado) à mesma hora. Santander, Olinda, Recife, Amersfoort e Utrecht, juntaram-se à cidade do Porto nestas 24 horas non-stop. Amanhã teremos novidades deste hackathon a decorrer em prol da cidade do Porto.

Com o ScaleUp For Europe, Desafios Porto e Hackacity, este dia transformou-se numa verdadeira maratona scaleup, com atividades a concretizarem os vários fundamentos que sustentam o Manifesto, demonstrando que o Porto é uma cidade ativa e pronta para a evolução tecnológica.

Contactos

ligue-nos+351 222 097 161

Câmara Municipal do Porto Pelouro da Inovação e AmbientePraça General Humberto Delgado, 4º Piso4049-001 Porto, Portugal

envie-nos emailpelouro.ia@cm-porto.pt

ECOSSISTEMA DE STARTUP E SCALEUP DO PORTO



Ver Agora