skip to Main Content
Convocatória Aberta // WARP Ou O Worldwide Accelerator Rally Porto

A última iniciativa apoiada pela nossa Convocatória Aberta em 2017 está prestes a acontecer.

Promovido pelo Programa RESOLVE e pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde – i3S, o WARP: WORLDWIDE ACELLERATOR RALLY at PORTO será o primeiro evento agregador de aceleradoras de inovação na área da saúde, e decorrerá em dezembro, claro, no Porto.

O evento incluirá sessões sobre a valorização de novas ideias e como catapultar empresas ainda em estado embrionário, a exploração de vias de financiamento para apoiar programas de aceleração, bem como a discutir vias para promover trabalho em rede entre aceleradoras. Para além disso, incluirá também uma exibição de tecnologias do setor alvo junto de potenciais empresas e investidores, com vista a promover a sua introdução no mercado.

A ideia de organizar a WARP é trazer até Portugal, pela primeira vez, um momento de partilha de experiências sobre aceleração da inovação na área da saúde, que a organização espera ter um efeito demonstrador e multiplicador.

João Cortez, um dos promotores do evento afirma que “é necessário consolidar também o tecido empresarial neste sector, e a promoção de novas ideias e novas empresas é o caminho mais promissor para atingir esse objetivo”.

De notar que em Portugal há algumas empresas do sector biomédico, mas para que se assista ao desenvolvimento de um verdadeiro ecossistema gerador de emprego e dinamizador de economia, é necessário que as ideias geradas em laboratório se convertam em produtos e em iniciativas empresarias.

Para Margarida Rossi, também da organização, “o objetivo principal é iniciar um movimento cooperador e agregador, facilitando boas práticas e colaboração, e diminuir eventuais duplicações de atividades entre as aceleradoras; é uma oportunidade para conhecermos os intervenientes nacionais, e estabelecer parcerias internacionais”.

A iniciativa vem dar corpo à promoção do Porto como hub de inovação na área biomédica, em linha com as prioridades de especialização inteligente da região, atraindo para a cidade emprego altamente qualificado.

Para Filipe Araújo, Vice-presidente e Vereador para a Inovação e Ambiente da Câmara Municipal do Porto, “Portugal, e em particular o Porto, tem excelentes condições de contexto para acolher eventos internacionais e possui uma tradição de investigação na área biomédica cuja inovação é importante explorar internacionalmente”.

Em suma, em Portugal há um conjunto de programas de aceleração já identificados e a WARP será o momento para partilha de experiências e de aprendizagem mútua que permitirão a evolução de todos os envolvidos e um maior impacto no futuro.