Uma cidade movida pela tecnologia, agraciada pela música

O Porto tem um charme especial não só pela sua paisagem natural e pela hospitalidade das suas gentes, mas também devido ao ambiente cultural e tecnológico.

A música tem um papel essencial na cultura da cidade. Casa da Música, Coliseu do Porto, Hard Club, NOS Primavera Sound e muitos outros, mantêm os amantes de música com a agenda ocupada na cidade.

Quando se junta paixão com conhecimento e tecnologia, cria-se um ambiente preferencial para a criação de projetos com os olhos postos no futuro.

Criado no Porto, o Canal 180 é o primeiro canal português de TV em open source. Combina a transmissão de TV com a internet na mesma plataforma, promovendo uma nova geração de artistas através da apresentação de conteúdos inovadores selecionados em todo o mundo. Reconhecido e premiado internacionalmente, este canal está numa missão de mudar o futuro dos canais de media.

Enquanto que o Canal 180 facilita o acesso à arte e à cultura, a Musikki está a ligar informação sobre música aos seus artistas, álbuns e músicas. A startup nascida no Porto agora sedeada em Londres, permite a pesquisa e ligação a artistas, álbuns e músicas, compra e acesso a música e subscrição de informação relacionada com o lançamento de novos projetos e espetáculos. Ao se tornar a fonte mais abrangente e atualizada de informação sobre música, a Musikki pretende tornar-se a primeira fonte de descoberta de música, potenciando centenas de serviços de música junto dos seus parceiros e APIs públicas.

Os gestores de artistas podem encontrar uma oportunidade no próximo projeo. A MusicVerb assume-se como o software para marketing das agências de agendamento de artistas. Esta startup ajuda as agências a gerir milhares de contactos, a criar segmentos de mercado com base nos seus dados e ativar a manter atualizadas as leads, enquanto recebem informação útil. Assim, as agências podem comunicar os seus artistas mais rápido e aumentar a eficácia do seu trabalho.

A inovação e a tecnologia também podem vir em formas que podem ser fisicamente tocadas. Especializada em inovação através do design e da engenharia, a IDEIA.M trabalha a investigação e o desenvolvimento com base em materiais compostos por fibra de carbono. Imagine que poderia ter uma guitarra com metade do peso das tradicionais e melhor qualidade de som. Isto é possível e chama-se AVA One, uma guitarra feita de fibra de carbono com características físicas e sónicas superiores, que se tem revelado como uma inovação na área dos instrumentos musicais.

Aqui estão quatro exemplos de empresas que aliam a paixão pela música e pelas artes à tecnologia, gerando inovação. Mas muitos mais projetos poderão aparecer nesta indústria nos próximos meses com a ajuda do Beta Sound System. Este é o primeiro programa de aceleração português focado na aceleração de ideias na indústria da música. Este acelerador foi lançado pela Porto Design Factory e conta com o apoio da Casa da Musica e da Antena 3.

No que toca ao Porto, Tomorrow Comes Today – o futuro chega hoje. E este não é apenas o título de uma famosa música dos Gorillaz, mas também o nome de uma conferência internacional que acontecerá em outubro no Porto, juntanto alguns dos intervenientes mais influentes da indústria a uma escala global, incluindo bandas, editoras, empreendedores, promotores, investidores e marcas.

Tudo isto é mais do que sound bites – esta é uma cidade que vibra ao som da música!

Foto: AVA Guitar, original da Ideia.M

Contactos

ligue-nos+351 222 097 161

Câmara Municipal do Porto Pelouro da Inovação e AmbientePraça General Humberto Delgado, 4º Piso4049-001 Porto, Portugal

envie-nos emailpelouro.ia@cm-porto.pt

ECOSSISTEMA DE STARTUP E SCALEUP DO PORTO



Ver Agora