skip to Main Content
A Cidade é Um Laboratório Vivo – O Hackacity Está De Volta!

Semana Start & Scale – Hackacity, 27 e 28 de maio

A maratona tecnológica que promove o desenvolvimento de aplicações que tenham impacto na vida da cidade, regressa com novidades. A segunda edição acontecerá simultaneamente em várias cidades do Mundo e está integrada na Semana Start&Scale, promovida pelo Município do Porto através da iniciativa ScaleUp Porto.

Resultado de uma ligação entre a Câmara Municipal do Porto e a 7Graus, o Hackacity teve a sua primeira edição em 2015 e os seus resultados tiveram impacto internacional. Prova disso foi a resposta positiva de várias cidades do mundo ao desafio lançado pelo Porto. Assim, nos dias 27 e 28 de maio, Amersfoort, Utrecht, Santander, Olinda e Recife juntam-se à cidade do Porto para desenvolver soluções em simultâneo.

Utilizando big data, os participantes terão ao seu dispor dados sobre mobilidade, turismo, ambiente e segurança, para o desenvolvimento de aplicações que melhorem a vida dos habitantes e turistas. Estas aplicação poderão cobrir questões como informação turística, apoio aos cuidados de saúde, gestão de tráfego e estacionamento, entre outros.

As inscrições para a edição do Porto estão abertas até 20 de maio e procuram-se programadores, designers, gestores e criativos, que em 24 horas queiram desenvolver uma aplicação que venha a melhorar a vida na cidade. Serão premiados os 3 projetos com maior potencial.

De acordo com Filipe Araújo, vereador da Câmara Municipal do Porto,

“O Hackacity reforça o papel das cidades como laboratórios vivos e a importância da colaboração entre as diversas entidades para a cocriação de oportunidades para quem lá vive, trabalha ou as visita.”

A organização conta com o apoio da Comissão Europeia, da plataforma FIWARE, da Open Agile Smart Cities e da Ubiwhere no fornecimento dos dados e apoio técnico aos participantes.