Chicas Poderosas – Dois dias de inspiração e empowerment no feminino

Parte da agenda da semana Start & Scale, as Chicas Poderosas trouxeram à cidade invicta uma agenda pensada para a comunidade empreendedora com vontade de se inspirar e de descobrir novas áreas de impacto. Dois dias de apresentações, conversas em jeito de entrevistas e workshops onde se discutiu de que forma o talento e a inova ção podem ser postos ao serviço da humanidade e andar de mãos-dadas para a evolução.

Na Segunda-feira, dia 29 de Maio, a agenda arrancou com um workshop de Design Thinking pelas mãos de Nuno Vargas. Os participantes foram convidados a formarem grupos e a explorarem, em pouco mais de duas horas, algumas valências desta ferramenta, criando um perfil de produto e explorando de que forma contar a sua história. Daí saltamos para um workshop hands-on de programação, desenvolvido pela Ana Sampaio, um dos elementos das GeekGirls Portugal, que explorou de uma forma prática como desenvolver uma página em HTML – com os computadores à frente os participantes transformaram-se, temporariamente, em ninjas da programação e numa tarde, desenvolveram o primeiro website das suas carreias.

Entre o descanso do final de tarde, na varanda do Hard Club, com vista para a Ribeira, e a manhã seguinte, regressamos na Terça-feira para mais um dia intenso.

30 de Maio começou com uma conversa informal entre Mafalda Moutinho e Berta Nunes onde foi possível descobrir e ser inspirado pela história de uma senhora que passou por várias áreas até se focar na política e dedicar-se a tirar o interior do país da sombra. Berta Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé partilhou, na primeira pessoa, como é estar um passo à frente do seu tempo e ser um ótimo exemplo de empowerment feminino. Daí saltamos para mais um momento hands-on, desta vez com um workshop de podcast com Paula Cordeiro, com uma voz radiofónica e um conhecimento técnico interessante, deu a conhecer a sua rotina e os pequenos truques que utiliza para fazer da sua ferramenta de comunicação, um dos podcasts nacionais mais ouvidos.

A tarde avançou para as duas últimas talks do dia. A primeira com Francisca Van Zeller, a enóloga que colocou todos os participantes de copo de vinho tinto na mão e que antes de provar deu a conhecer a história da família, entre quintas e vinhas, do Douro para o Mundo. No final e ap ós a sua talk sobre storytelling, convidou os participantes a provar o vinho e sentir a rela ção do que ouviram com o que provavam agora. A verdade é uma e na voz de Francisca o foco é comunicar bem uma marca que por si ir á comunicar muito bem um pa ís e a sua região.Fechou-se o dia com Rosário Gamboa do Politécnico do Porto mais uma vez com um foco especial na igualdade de g énero e como a sociedade est á a encaixar essa realidade, nas várias áreas, em vários cargos.

O tempo é de mudança e estes dois dias trouxeram ao Porto um cheirinho do que está a acontecer e da forma como as mulheres gerem a realidade profissional, de igual para igual. A semana continua com diversas iniciativas.

Querem saber mais? Agenda para descobrir AQUI.

Contactos

ligue-nos+351 222 097 000

C.M. do PORTO Praça General Humberto Delgado4049-001 Porto, Portugal

envie-nos emailhello@scaleupporto.pt

ECOSSISTEMA DE STARTUP E SCALEUP DO PORTO



Ver Agora